Uma nova massa de ar frio, que começou a ingressar no Rio Grande do Sul, vai definir as condições do tempo no Estado a partir de hoje, o que trará uma sequência de dias de sol e temperatura mais baixa que estará em gradativa elevação no fim de semana.
Hoje, o frio será maior ao amanhecer em localidades do Oeste e do Sul gaúcho, inclusive com mínimas abaixo de 5ºC em alguns pontos e formação de geada. Vai gear principalmente em municípios da Campanha, da fronteira com o Uruguai e da Serra do Sudeste.
O frio mais intenso durante a noite no Rio Grande do Sul e no Sul do Brasil, entretanto, deve ser esperado para as madrugadas de amanhã e do fim de semana. A MetSul prevê que haverá novos registros de mínimas negativas no Sul do país, especialmente no Planalto Sul Catarinense.
No Rio Grande do Sul já são cinco dias com mínimas abaixo de zero neste ano, dois de abril e três em maio, e esse número deve aumentar agora com a nova incursão de ar frio. A probabilidade maior de mínimas negativas em mais locais é para amanhã, sábado e domingo.
Os mapas trazem a projeção de geada do modelo de alta resolução WRF da MetSul, esperando-se o fenômeno em diversos pontos do Sul do Brasil. Áreas em vermelho e roxo no mapa apresentam uma maior probabilidade de registro de geada.
Nas madrugadas de sábado e ainda do domingos se espera que as condições estejam propícias para geada no Sul do Brasil, mas afetando um número menor de municípios a cada dia.