O frio persiste no Sul do Brasil mesmo no fim de setembro com mínimas nesta segunda-feira (29) que desceram à casa de 0ºC na madrugada tanto no Rio Grande do Sul como em Santa Catarina, mostram dados de estações meteorológicas.
Frio trouxe geada em pontos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina no começo desta segunda-feira | IARA PUNTEL/ARQUIVO
No estado gaúcho, as mínimas de hoje foram de 0,5ºC em Pinheiro Machado; 1,7ºC em Herval; 3,2ºC em Pedras Altas; 3,8ºC em Livramento; e 4,8ºC em Monte Alegre dos Campos e São José dos Ausentes.
Em Santa Catarina, os termômetros indicaram hoje cedo mínimas de 0,6ºC em Urupema; 0,9ºC em Bom Jardim da Serra; 2,8ºC em São Joaquim; e 5,2ºC em Urubici.
Com as temperaturas abaixo de 5ºC e a atmosfera seca, várias destas localidades anotaram a ocorrência de geada fraca na madrugada e no amanhecer de hoje.
As temperaturas baixas da madrugada de hoje foram consequência do tempo bastante aberto e o céu claro ou com escassa nebulosidade pelo perfil vertical seco da atmosfera, o que favoreceu maior resfriamento noturno.
Assim, foi mais efeito de ar seco. Tanto que a temperatura na tarde desta segunda passa de 30ºC em pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina, como no Noroeste gaúcho e no Oeste catarinense.
Nos próximos dias, com mais nuvens e instabilidade, as madrugadas não serão frias no Sul do Brasil. Os dados indicam que uma massa de ar frio deve alcançar a região, sem grande intensidade, em torno dos dias 6 e 7 de outubro.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.