A MetSul Meteorologia adverte para o elevado risco de hipotermia na zona de catástrofe pelas enchentes nesta semana. Uma massa de ar frio de forte intensidade vai ingressar no Rio Grande do Sul com muito baixa temperatura e que deve cair abaixo dos 5ºC nas regiões mais afetadas por inundações.
Há especial preocupação com os voluntários e forças públicas ainda participando de resgates nas águas no momento em que os rios voltam a subir. A temperatura das águas, acompanhando a do ar circulante, ficará muito baixa. Maior tempo de exposição às águas sem proteção tem alto risco de produzir casos de hipotermia. Com isso, vai aumentar a necessidade dos chamados cobertores de emergência.
O frio intenso previsto ainda aumentará o drama de grande número de pessoas em alojamentos e abrigos temporários. Há pessoas ainda vivendo em tendas em margens de rodovias e em viadutos de Porto Alegre e região metropolitana.
Por isso, a MetSul Meteorologia tem insistido na prioridade em doações de cobertores e agasalhos para atender o público numeroso desabrigado, que necessitará de formas de aquecimento. Não será a única incursão de ar frio vindo, uma vez que a segunda metade do mês terá novos episódios de temperatura baixa e com muita gente ainda fora de casa.
A massa de ar frio começa a ingressar no Rio Grande do Sul nesta segunda, entretanto o resfriamento será mais acentuado no estado a partir de terça. As madrugadas de terça, quarta e quinta serão as mais frias no território gaúcho, mas, em particular, do meio da semana, quando na Serra são esperadas marcas perto de 0ºC e negativas.
Na Grande Porto Alegre e nos vales, os termômetros devem marcar, em geral, de 7ºC a 9ºC, porém, zonas rurais ou afastadas dos centros urbanos podem ter mínimas tão baixas quanto 3ºC a 5ºC. Entre quinta e sexta ainda haverá o retorno da chuva com temperatura baixa.
A hipotermia ocorre quando a temperatura do corpo se encontra abaixo dos 35°C. O organismo humano, para realizar suas funções metabólicas, precisa apresentar temperatura entre 36°C e 37°C. A principal e única causa da hipotermia é a longa exposição ao frio intenso. Ou seja, quando o ser humano se encontra em um ambiente com temperaturas muito baixas. Este estado acontece porque o corpo humano libera mais calor do que consegue reter, resultando na diminuição da temperatura corporal.
Os sintomas da hipotermia dependem da temperatura que o corpo humano se encontra. Se a temperatura estiver entre os 33°C e 35°C, os sintomas que aparecem são: tremores leves, mãos e pés começam a sentir falta de circulação sanguínea e apresentam dormência, cansaço excessivo e lentidão nos movimentos.
Se a temperatura do corpo está entre 30°C e 33°C, os tremores passam a ser mais intensos e incontroláveis, a pessoa apresenta dificuldades na fala e ao controlar os movimentos do corpo e a frequência cardíaca e respiratória diminui bruscamente.
Se a temperatura for abaixo dos 30°C, há a perda total do controle dos membros inferiores e superiores, a perda dos sentidos, as pupilas ficam dilatadas, e a pessoa que se encontra nessa situação tem a respiração seriamente comprometida com risco sério de parada cardiorrespiratória, além de perder, na maioria das vezes, a consciência.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.