Frio extremo congelou a paisagem nos Aparados da Serra hoje cedo | NILSON WOLFF

O Rio Grande do Sul experimentou um amanhecer congelante em muitas cidades nesta segunda-feira. Vários municípios anotaram as suas mínimas do ano. Diversas regiões do estado tiveram marcas abaixo de zero durante a madrugada e o amanhecer. Fez tanto frio que a mínima no estado chegou à casa de 6ºC abaixo de zero, o que é pouco frequente ocorrer.

O frio foi muito mais intenso em cidades de maior altitude do Norte e do Nordeste gaúcho, em especial nos Campos de Cima da Serra, onde as mínimas negativas foram generalizadas no início desta segunda-feira. Vários pontos da Serra Gaúcha também anotaram marcas negativas.

A temperatura mínima de 6,5ºC abaixo de zero em estação automática particular de São José dos Ausentes foi a menor deste ano no estado, superando o até então menor registro de 2023 de 6,0ºC negativos na mesma localidade, em 19 de junho.


O frio intenso no Rio Grande do Sul hoje cedo dominou o estado e alcançou até localidades que habitualmente não registram temperatura muito baixa, como as praias na costa. Estações indicaram apenas 3,9ºC em Torres e 5,3ºC em Xangri-lá.

A madrugada foi tão fria que a temperatura caiu abaixo de zero até em alguns pontos da Grande Porto Alegre, onde em vários municípios as mínimas ficaram perto de 0ºC. A menor foi observada em Viamão com -0,4ºC. Fez ainda 0,1ºC em Novo Hamburgo (Lomba Grande), 0,8ºC em Nova Santa Rita, 1,0ºC em Gravataí, 2,1ºC em Campo Bom, 2,3 em Canoas (base) e 3,9ºC em São Leopoldo.

De acordo com levantamento da MetSul Meteorologia, 26 municípios com estações anotaram marcas abaixo de zero no estado nesta segunda-feira. Veja a lista de mínimas negativas hoje no Rio Grande do Sul em estações oficiais e particulares.


São José dos Ausentes: -6,5ºC
Cambará do Sul: -5,7ºC
São Francisco de Paula: -4,6ºC
Pedras Altas: -3,8ºC
Soledade: -3,5ºC
Canela: -3,4ºC
Herval: -3,2ºC
Espumoso: -2,5ºC
Monte Alegre dos Campos: -2,4ºC
Bom Jesus: -2,0ºC
Antônio Prado: -1,9ºC
Campos Borges: -1,7ºC
Getúlio Vargas: -1,4ºC
Gramado: -1,2ºC
Vacaria: -1,2ºC
Teutônia: -1,1ºC
Venâncio Aires: -0,7ºC
Farroupilha: -0,7ºC
São Sepé: -0,6ºC
Livramento: -0,5ºC
Viamão: -0,4ºC
Pelotas: -0,4ºC
Encruzilhada do Sul: -0,3ºC
Cruz Alta: -0,3ºC
Três Coroas: -0,2ºC
Ilópolis: -0,1ºC

Ontem, o levantamento da MetSul indicou 21 cidades com temperatura mínima abaixo de zero. A menor foi -5,3ºC em São José dos Ausentes. No sábado, 13 municípios que possuem estações meteorológicas registraram marcas negativas e a mais baixa foi de 3,2ºC em Cambará do Sul.

Porto Alegre teve nesta segunda-feira a sua madrugada mais fria do ano com temperatura mínima oficial no Jardim Botânico de 3,8ºC, a menor marca para o mês desde 2018. Em Belém Novo, a mínima foi de 2,1ºC. No Lami, apenas 0,2ºC.