O frio marcou o começo do sábado em muitas áreas do Centro-Oeste do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil. Na Serra da Mantiqueira na cidade de Maria da Fé, Minas Gerais, a cerca de 1200 metros de altitude a mínima hoje foi de 0,6°C. No município mineiro de Caldas, de altitude de 1300 m, fez ainda mais frio com 0,4°C. Em Monte Verde fez 1,2°C e teve registro de geada. Em São Sebastião do Paraíso 3,3°C. Em Belo Horizonte o dia começou com 10,2°C.
Geada em Monte Verde MG.#geada#monteverde#frio pic.twitter.com/5L3PSgEAAz
— 🇧🇷🏴🚩🚩 (@marcio_kohler) July 15, 2023
A temperatura no Rio de Janeiro chegou a 2,5°C no Pico do Couto. Em Nova Friburgo, fez 4,9°C. Já na Capital fluminense, o Instituto Nacional de Meteorologia anotou 11,2°C na Vila Militar e em Jacarepaguá. No Forte de Copacabana, a mínima foi de 17,1°C.
Em São Paulo, a temperatura ficou abaixo de 10°C em praticamente todas as regiões, com exceção de parte da faixa litorânea. Em Rancharia, a mínima foi d 2,5°C, seguida por Barra do Turvo com 2,7°C, Ariranha 3,1°C e Campos do Jordão com 3,2°C.
Na cidade de São Paulo, de acordo com estações da Prefeitura (CGE), a estação meteorológica de Capela do Socorro-Parelheiros, registrou mínima neste sábado de 5,8°C. Já na região central da capital paulista, os termômetros apontaram 11,2°C. A Defesa Civil da cidade de São Paulo mantém estado de alerta para baixas temperaturas desde quinta-feira.
No Mato Grosso do Sul predominaram as marcas de apenas um digito no estado com sensação de frio no começo da manhã. Na rede oficial, a mínima foi na cidade de Brilhante com 1,6°C, seguida de 2,6°C em Amambaí, 2,8°C em Maracajú, 3,8°C em Água Clara. Em Campo Grande O INMET anotou 8,1°C.
Nos estados do Mato Grosso e Goiás, o frio foi significativo com marcas inferiores a 10°C em algumas cidades. Em Jataí, GO, fez 6,9°C, com 8,5°C em Rio Verde, com 8,7°C em Itumbiara e 9,4°C em Mineiros. Em Goiânia o INMET anotou 12,4°C. Em Mato Grosso em Alto Araguaia fez 9,4°C. Em Cuiabá, a mínima hoje foi de 14,7°C. (Com foto de capa da Prefeitura de Delfim Moreira)