A massa de ar frio de incomum intensidade para esta época do ano tem trajetória continental e é de grande abrangência a ponto de ter chegado ao Centro do Brasil. Algumas cidades do estado do Mato Grosso do Sul tiveram mínima neste sábado mais típicas de inverno. Ao avançar pelo interior do continente, o ar frio trouxe temperatura muito baixa ainda no Paraguai e no Oeste do Paraná.

De acordo com dados de estações oficiais do Instituto Nacional de Meteorologia, as mínimas hoje no Mato Grosso do Sul, em pleno mês de fevereiro, desceram a 10,2ºC em Sete Quedas, 10,7ºC em Ponta Porã, 12,4ºC em Amambaí, 13,7ºC em Itaquirai, e 14,1ºC em Dourados. Em Campo Grande, a mínima foi de 16,6ºC.

Para se ter ideia, a mínima de hoje em Ponta Porã ficou 10ºC abaixo do que é normal para esta época do ano. Em Campo Grande, o desvio foi de 5ºC abaixo da normal climatológica do mês de fevereiro.

No Oeste de Santa Catarina e do Paraná também fez muito frio para esta época do ano. As estações indicaram 6,4ºC em Novo Horizonte, 7,7ºC em Dionisio Cerqueira, 7,8ºC em São Miguel do Oeste, 7,4ºC em Xanxerê, 8,2ºC em Clevelândia, 8,6ºC em Foz do Iguaçu e 8,7ºC em Chapecó.

O ar frio foi histórico no Paraguai. Segundo o serviço meteorológico paraguaio, quase duas dezenas de recordes diários foram quebrados.  A temperatura chegou a apenas 7ºC no território paraguaio. O frio foi mais intenso no Centro-Sul do Paraguai na madrugada deste sábado.

Uma massa de ar frio de excepcional intensidade foi impulsionada para as latitudes médias da América do Sul inicialmente por um ciclone intenso perto da Antártida no meio da semana e na sequência por um ciclone bomba que se formou a Leste da Argentina a partir de uma baixa pressão que se aprofundou na foz do Rio da Prata.