Anúncios

O Sul do Brasil registrou nesta terça-feira (11) um amanhecer frio com temperaturas mínimas atipicamente baixas para esta época do ano com marcas ainda menores que as anotadas durante a segunda-feira em algumas cidades.

MYCCHEL LEGANGHI/SÃO JOAQUIM ONLINE

Em Santa Catarina, na região do Planalto Sul, os termômetros indicaram hoje cedo de 0,2ºC em São Joaquim; 0,8ºC em Bom Jardim da Serra; 2,1ºC em Painel; 2,2ºC em Urupema; e 2,8ºC em Urubici.

Com o frio intenso, a água chegou a congelar em poças e recipientes em São Joaquim, proporcionando cenas de inverno em pleno mês de novembro.

Chamou atenção a temperatura mínimas em Florianópolis, onde estação da Epagri no Norte da Ilha indicou 9,8ºC, valor muito baixa para o mês de novembro. Para se ter ideia, a temperatura mínima média mensal mais baixa do ano na capital catarinense é de 12,9ºC em julho.

No Rio Grande do Sul, as mínimas foram de 1,4ºC em São José dos Ausentes; 3,4ºC em Cambará do Sul; 4,5ºC em São Francisco de Paula; 4,8ºC em Pinheiro Machado; 4,9ºC em Herval; 5,5ºC em Soledade; 6,4ºC em Pedras Altas; e 6,9ºC em Bom Jesus.

Na Grande Porto Alegre, os termômetros indicaram mínimas de 7,0ºC em Viamão; 9,1ºC em Eldorado do Sul; 9,2ºC em Gravataí; 9,3ºC em Cachoeirinha; 11,2ºC em Campo Bom; 12,0ºC em Sapucaia do Sul; e 12,8ºC em São Leopoldo.

Em Porto Alegre, as estações do Instituto Nacional de Meteorologia apontaram mínimas de 10,0ºC no Aeroclube de Belém Novo, na zona Sul da cidade; e 12,9ºC na estação de referência do bairro Jardim Botânico, na zona Leste da capital gaúcha.

A baixa temperatura da madrugada desta terça foi efeito de uma massa de ar frio que chegou no fim de semana, acompanhando o ciclone extratropical. O perfil muito seco da atmosfera com céu claro na madrugada proporcionou o maior resfriamento, mesmo com ao ar frio já mais enfraquecido.

Anúncios