Porto Alegre teve 0ºC no extremo Sul da cidade e 5ºC na zona Norte hoje | ALEX ROCHA/PMPA

Porto Alegre e região metropolitana enfrentaram nesta terça-feira uma madrugada gélida em que a temperatura caiu à casa de 1ºC em alguns pontos da região, efeito do ar mais gelado que ingressou na Grande Porto Alegre durante a segunda-feira.

Na capital gaúcha, a temperatura variou muito dentre os seus muitos microclimas urbanas e rurais, no caso do Sul da cidade. A mínima oficial na estação de referência climatológica do Instituto Nacional de Meteorologia no bairro Jardim Botânico foi de 5,6ºC.

A mínima de hoje no Jardim Botânico de 5,6ºC é a terceira menor deste ano na estação da zona Leste da cidade. As dias menores marcas deste ano são de 4,6ºC, no dia 15 de julho, e 5,1ºC, mínima observada em 19 de junho.


A menor marca em Porto Alegre se deu na estação da Secretaria da Agricultura (Climagro), no bairro Lami, onde a mínima foi de 0,3ºC. Em Belém Novo, no aeroclube, também no Sul da cidade, fez 3,0ºC. Já na zona Norte, no Aeroporto Salgado Filho, a temperatura mínima baixou a 5,8ºC.

Na Grande Porto Alegre, o amanhecer desta quarta-feira também foi muito frio. Em Viamão, a temperatura desceu a apenas 0,6ºC. Gravataí teve temperatura mínima de 1,7ºC. Nova Santa Rita experimentou uma madrugada gelada com mínima de 4,5ºC. Em Canoas, na base aérea, a Força Aérea Brasileira anotou mínima em sua estação meteorológica de 3,0ºC.

No setor Norte da área metropolitana de Porto Alegre, por sua vez, na região do Vale do Sinos, a temperatura mínima de hoje na estação de baixada de Lomba Grande, zona rural de Novo Hamburgo, foi de 1,4ºC.


Em Campo Bom, o Instituto Nacional de Meteorologia mediu 3,2ºC. Em São Leopoldo, o início da terça-feira teve os termômetros indicando 4,4ºC. Em Parobé, a temperatura mínima hoje na estação automática da cidade foi de 4,6ºC.

O frio muito intenso desta terça-feira decorre de uma forte massa de ar frio associada a um centro de alta pressão de 1.032 hPa que na madrugada de hoje estava sobre a província de Buenos Aires, no Centro da Argentina. Este centro de alta se intensifica ainda mais e vai estar com 1.035 hPa no Leste do Uruguai no começo da quarta-feira.