Anúncios

O Rio Grande do Sul amanheceu com temperatura baixa hoje em diversas regiões. Os termômetros indicaram no começo desta quarta-feira 3,8ºC em Pinheiro Machado, 5,3ºC em Herval, 7,3ºC em Livramento, 7,5ºC em Bagé, 8,3ºC em Jaguarão, 8,4ºC em Dom Pedrito, 9,7ºC em Rio Grande e 9,9ºC em Pelotas.

Marcas de 3ºC em fevereiro aqui no Estado são por demais atípicas. Para se ter ideia de como o frio fugiu ao normal desta época do ano ontem no Sul gaúcho, em particular na Campanha e na Serra do Sudeste, a temperatura mínima na estação convencional do Instituto Nacional de Meteorologia em Bagé de 7,8ºC foi a mais baixa no local em fevereiro em quase meio século.


Desde 25 de fevereiro de 1971, quando fez 7,4ºC, a estação de referência climatológica da cidade da Campanha não anotava temperatura tão baixa no mês. De 1912 a 2019, conforme levantamento do Oitavo Distrito de Meteorologia, a mínima de hoje foi a quarta mais baixa em fevereiro da série histórica, atrás dos 6,8ºC de 25/2/1924, 7,3ºC de 9/2/1936 e os 7,4ºC de 25/2/1971.

A mesma massa de ar frio que trouxe temperatura atipicamente baixa para o Rio Grande do Sul foi responsável por mínimas baixas também no vizinho Uruguai. O país vizinho teve 6ºC hoje na localidade de Mercedes. Em Montevidéu, no aeroporto de Carrasco, a mínima foi de 10,6ºC. No Centro da Argentina, o frio foi maior no amanhecer da terça-feira, quando os termômetros indicaram 2ºC com formação de geada no interior da província de Buenos Aires. Fez 7,2ºC em Ezeiza no amanhecer da terça-feira.


Os meteorologistas da MetSul explicam que pulsos de ar frio nesta época do ano influenciam o tempo por poucos dias e rapidamente a temperatura volta a se elevar. Apesar de mínimas baixas ainda amanhã e na sexta no Rio Grande do Sul pela atmosfera seca, as marca nos termômetros sobem muito à tarde nos próximos dias e a tendência é de calor, inclusive intenso, durante o feriadão de Carnaval no território gaúcho. (Com foto de capa da RCC FM/Arquivo)

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios