Anúncios

Portais de notícias e contas em redes sociais nos últimos dias e nas últimas horas foram plataforma para divulgação de informações absurdas sobre a suposta chegada de uma poderosa massa de ar polar ao Brasil neste final do mês de abril, o que a MetSul de pronto enfatiza não vai acontecer.

Onda de frio que pudesse trazer noites muito frias e tardes de temperatura baixa não deve ser esperada no curto prazo | ALEX ROCHA/PMPA/ARQUIVO

As redes sociais estão tomadas por aventureiros sem formação técnica em Meteorologia que rotineiramente propagam notícias absurdas sobre o tempo, como se viu dias atrás com um vídeo gravado por um absoluto iliterato na ciência meteorológica e um total irresponsável e inconsequente alertando para um ciclone com vento de quase 200 km/h e um furacão na costa brasileira, o que por óbvio jamais chegou perto de ocorrer.

Antes a onda de desinformação se limitasse a aventureiros em Meteorologia de redes sociais de vídeos curtos, mas os absurdos foram parar também em portais de notícias, de pequenos a grandes.

O frio vem com tudo”. “Onda de frio avassaladora vai chegar com tudo”. “Onda de frio avassaladora chega a três regiões do Brasil”. “Uma onda de frio vai mudar o clima do Brasil e ninguém está preparado”.

REPRODUÇÃO

Estes são alguns dos títulos de matérias publicadas sobre uma suposta onda de frio neste fim de abril por portais de notícias e que dão a entender que vem aí um grande evento de frio com temperaturas baixíssimas.

A tendência, entretanto, é muito distinta do que vem sendo informado. Não há previsão alguma de onda de frio para os próximos dias. Uma onda de frio pressupõe vários dias com temperaturas baixa não apenas à noite como durante o dia. E nenhum modelo meteorológico indica tal cenário.

Os mapas a seguir mostram a projeção de anomalia de temperatura, ou seja, o quanto a temperatura deve desviar da média, nas mínimas e nas máximas neste final do mês de abril, de acordo com o modelo norte-americano GFS.

NOAA

Como se observa, com exceção de áreas costeiras do Sudeste, a tendência é que neste fim de abril a temperatura fique perto e acima da média na maior parte do Centro do Brasil.

Já na Região Sul, embora o indicativo de mínimas próximas ou abaixo da média, as máximas devem ficar perto e acima da média, consequência do ar mais seco e do tempo firme que favorecem maior resfriamento noturno e maior elevação da temperatura durante o dia com grande amplitude térmica.

O que está na previsão é uma modesta incursão de ar mais frio vai trazer noites mais frias no Sul do Brasil com tardes de temperatura agradável na semana que vem. Com o ar seco, mesmo não sendo uma massa de ar frio forte, as áreas de maior altitude do Sul do Brasil vão ter mínimas baixas e geada entre terça e quinta da semana que vem. Mas nada que fuja muito ao padrão do fim de abril.

De fato, modelos de médio e longo prazos não indicam hoje nenhuma grande incursão de ar polar de grande intensidade que possa provocar verdadeiramente uma onda de frio com temperaturas muito baixas à noite e persistência do frio durante o dia no Sul do Brasil. Se para a Região Sul não se enxerga nos dados a tendência de uma grande onda de frio, muito menos para áreas de menor latitude como do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.