Frio abaixo de zero em pleno mês de outubro marcou o amanhecer desta quarta-feira no Rio Grande do Sul e Santa Catarina com temperaturas muito abaixo da média histórica do ano, o que acabou proporcionando a formação de geada em diversas localidades.
Geada hoje cedo em São Joaquim | MYCCHEL LEGANGHI
No Rio Grande do Sul, a menor temperatura ocorreu em Cambará do Sul, na região dos Campos de Cima da Serra, onde estação meteorológica automática anotou mínima de 0,6ºC abaixo de zero.
Com a mínima abaixo de zero de hoje, o Rio Grande do Sul soma no ano 57 dias com mínimas negativas. Foram 3 dias em abril, 6 em maio, 17 dias em junho, 16 dias em julho, 11 em agosto, 3 dias em setembro e um agora em outubro.
Significa que sete meses do ano, ou quase 60% dos meses do ano, anotaram mínimas negativas no Rio Grande do Sul com a primeira temperatura abaixo de zero em 28 de abril e a mais recente hoje.
Os termômetros indicaram ainda hoje cedo 0,6°C em São José dos Ausentes; 0,7°C em Soledade; 0,8°C em Pinheiro Machado; 1,0°C em Monte Alegre dos Campos; 1,7°C em Pedras Altas; 2,1°C em Canela e São Francisco de Paula; 2,2°C em Herval; 2,4°C em Bom Jesus; 2,7°C em Caxias do Sul; e 2,9°C em André da Rocha.
Fez ainda 3,1°C em Vacaria; 3,2°C em Livramento; 3,8°C em Antônio Prado e Gramado Xavier; 4,1°C em Gramado; 4,2°C em Capão Bonito do Sul e Veranópolis; 4,4°C em Muitos Capões; 4,6°C em Espumoso, Riozinho e São Marcos; 4,7°C em Tapera; e 4,8°C em Fontoura Xavier e Getúlio Vargas.
Na Grande Porto Alegre, as mínimas desta quarta-feira foram de 5,9°C em Gravataí e Eldorado do Sul; 6,4°C em Cachoeirinha; 6,6°C em Viamão; 8,0°C em Sapucaia do Sul; e 8,8°C em Nova Santa Rita e São Leopoldo. Porto Alegre anotou 8,3ºC na estação do bairro Jardim Botânico.
A temperatura caiu abaixo de zero hoje cedo também no estado de Santa Catarina com mínimas de -1,6ºC em São Joaquim; -1,4ºC em Urubici; -1,3ºC em Urupema; e -1,2ºC em Bom Jardim da Serra. Os campos começaram o dia brancos pela formação de geada no Planalto Sul Catarinense.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.