Anúncios

Frente quente se organiza entre o final desta quarta e o começo da quinta-feira sobre o Rio Grande do Sul e será responsável por chuva, raios e prováveis ocorrências de queda de granizo ao longo da quinta em parte do Rio Grande do Sul.

METSUL

O que vai acontecer? Uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera (mapa acima), um corredor de vento forte entre 1000 e 2000 metros de altitude que se origina na Bolívia, vai atuar no estado com ingresso de ar quente e vento Norte.

Isso vai determinar a formação da frente quente, gerando instabilidade em diversas áreas do estado e com potencial de chuva localmente forte a intensa, acompanhada de raios e granizo.

Como ocorre com estas frentes quentes, elas tendem a recuar para o Sul, uma vez que deslocadas pelo ar tropical que avança de Norte. Com efeito, a instabilidade não atinge todo o território gaúcho.

A frente quente traz abundante nebulosidade e chuva no começo do dia para diversas regiões do Rio Grande do Sul, especialmente no Oeste, Centro, Sul e o Leste do estado. Pancadas fortes podem ocorrer em alguns pontos.

Ao longo desta quinta, pressionada por correntes de vento Norte quente e seco, a frente move-se para o Sul e traz mais chuva para o Oeste e o Sul, que se intensifica da tarde para a noite. Alto risco de chuva forte a intensa nestas regiões com raios e provável granizo.

Na Metade Norte, inclusive em pontos que começaram o dia com chuva, com o recuo para o Sul da frente quente e o ingresso de ar muito quente, a nebulosidade diminui o sol deverá aparecer e com vento Norte, moderado a forte em alguns pontos.

Isso fará a temperatura disparar e a tarde será quente para maio, inclusive com máximas ao redor e acima de 30ºC em várias cidades. O modelo WRF (mapa abaixo) chega a projetar marcas de 32ºC a 35ºC em parte da Metade Norte com marcas isoladas até superiores, o que não é indicado por outros modelos numéricos.

METSUL

Na Grande Porto Alegre, a quinta-feira começa com muitas nuvens e chance de chuva. Não se pode afastar o risco de pancadas localmente fortes com trovoadas. No decorrer do dia, com o recuo da frente quente, a nebulosidade diminui e o sol aparece com nuvens. Vento Norte, que pode soprar com rajadas nos vales, traz ar quente e eleva a temperatura com calor e abafamento.

Uma situação interessante pode se produzir nesta quinta. Em pontos mais ao Sul da área metropolitana como Barra do Ribeiro e o extremo Sul de Porto Alegre, a temperatura pode não se elevar muito, porém ao Norte da Grande Porto Alegre as marcas podem ser bastante mais elevadas.

O que é uma frente quente

Uma frente quente é um fenômeno meteorológico que ocorre quando uma massa de ar quente avança sobre uma região ocupada por ar mais frio. Como o ar quente é menos denso, ele tende a subir suavemente sobre o ar frio.

Durante essa subida, o vapor de água presente no ar quente condensa, formando nuvens e, muitas vezes, provocando chuva. Diferente de uma frente fria, em que a mudança no tempo costuma ser brusca, a frente quente traz alterações mais graduais.

Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva para a madrugada, manhã, tarde e noite desta quinta-feira em que se observa o deslocamento da instabilidade de Norte para Sul, padrão típico de frentes quentes. Os mapas são do modelo europeu, que podem ser consultados a qualquer hora na seção de mapas (clique aqui para assinar).

METSUL

METSUL

METSUL

METSUL

Frentes quentes são comuns durante os meses mais frios do ano no Rio Grande do Sul. Junho, a propósito, é o mês com maior incidência do fenômeno. Em regra, costumam trazer granizo (em alguns episódios de inverno em muitas cidades), raios e chuva que pode ser localmente forte a intenso.

Por que não ouvimos falar de frente quente no verão e sim no inverno? Porque a dinâmica que gera a sua formação é o avanço de ar quente a partir do Norte sobre uma massa de ar mais frio. Como no verão o predomínio é de ar quente não há avanço de ar quente sobre ar frio porque as massas de ar que atuam são predominantemente de temperatura alta.

Sexta-feira terá frente fria avançando

No final da quinta-feira e nas primeiras horas da sexta, a frente quente se converterá em fria, já que passa a ser impulsionada por ar frio de Sul, movendo-se de Sul para Norte no estado, e não mais pelo ar quente que fará a instabilidade recuar de Norte para Sul nesta quinta na fase quente do sistema.

Ao se deslocar pelo território gaúcho durante o dia, a frente fria ganha muita força ao encontrar o ar quente da corrente de jato em baixos níveis em sua dianteira. Chove forte a intensamente em muitas cidades.

Vários pontos, em especial do Oeste, Centro e o Sul gaúcho, podem ter 50 mm a 150 mm em poucas horas, com precipitações por vezes torrenciais, trazendo alagamentos e inundações repentinas.

A chuva virá com raios e há o risco de temporais isolados de vento e granizo, alguns potencialmente fortes ou severos. Mesmo o risco de tornados não é afastado devido ao vento divergente pela corrente de jato.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.