Uma frente quente se organiza na noite desta terça-feira entre o Norte do Uruguai, o Oeste e o Sul gaúcho. O sistema se forma à medida que ar mais quente avança de Norte com corrente de jato (vento) em baixos níveis que traz ar quente para em altitude para o estado e contribui para a formação de nuvens carregadas.

Mapa de raios das 22h | METSUL
O que é uma frente quente? Em poucas palavras, trata-se de um sistema frontal de ramo quente caracterizado como uma zona de transição em que uma massa de ar quente avança sobre uma massa de ar mais fria. O oposto da frente fria em que ar frio avança sobre ar mais quente.
É exatamente o que ocorre agora com o ingresso de ar quente em altitude sobre o Oeste e o Sul gaúcho, onde atuava uma massa de ar frio que trouxe temperatura de 13ºC na fronteira com o Uruguai na tarde de hoje enquanto fazia 27ºC.
Frente quente é um sistema típico de inverno no Rio Grande do Sul e não raro produz chuva forte a intensa com muitos raios e granizo. O final desta terça tinha grande incidência de raios em departamentos do Uruguai perto do Brasil, no Oeste e no Sul gaúcho.
As imagens de satélite desta noite de terça mostravam a típica formação em “U” de uma uma frente quente com a instabilidade avançando do Oeste gaúcho até o Uruguai e depois para o Sul gaúcho.

Imagem de satélite das 22h | METSUL
Nas próximas horas, a frente quente traz risco de chuva localmente forte com raios e ocasional queda de granizo em pontos do Oeste, do Sul e parte do Centro e do Leste do estado. Podem ocorrer muitos raios em algumas cidades com intensas trovoadas, o que agrava o risco de queda de granizo e vento forte isolado.
Não se trata do ciclone extratropical que vai se formar apenas nesta quarta-feira na costa do Uruguai. Antes de um ciclone se formar, a pressão atmosférico começa a baixar e há ingresso de ar mais quente de Norte, o que gera agora a frente quente.

Corrente de jato em baixos níveis originada na Bolívia traz ar quente que organiza a frente quente | METSUL
A quarta-feira terá no Norte e no Nordeste gaúcho sol com nuvens e abafamento antes da chuva que deve atuar mais na segunda metade do dia. A frente quente no começo do dia traz chuva, até forte, em pontos do Sul, Centro e o Leste do estado.
Ao longo da quarta, ciclone se forma na costa uruguaia e impulsiona ar frio que levará a frente a se mover para Norte como sistema frontal desta vez frio, levando chuva a todas as regiões do Rio Grande do Sul.
Na maioria das localidades da Metade Norte, os volumes serão baixos na passagem da frente. O que não se pode descartar no avanço da frente fria sobre a atmosfera aquecida são temporais isolados de vento forte e granizo.
A MetSul uma vez mais reitera que o ciclone que se formará nesta quarta na costa do Uruguai não traz maior preocupação. Não se antecipa nem chuva volumosa nem vento muito forte para o Rio Grande do Sul por conta deste ciclone. No geral, será uma chuva normal e vento nada distante do que costuma ocorrer no ingresso de ar mais frio.