Anúncios

A chuva está de volta ao Rio Grande do Sul. Assim como a MetSul Meteorologia havia previsto, o tempo se instabilizou com chuva ainda nas primeiras horas deste sábado com o avanço de áreas de instabilidade das províncias argentinas de Misiones e Corrientes para o Oeste do estado, acompanhando a formação de uma frente quente.

Imagem de satélite mostra frente quente

Imagem do satélite GOES-19 do começo da manhã deste sábado mostra uma frente quente sobre o Sul do Brasil com chuva em pontos do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina | METSUL

A mudança do tempo ocorre porque correntes de vento de Norte avançam sobre o estado neste sábado com ar quente em altitude. Ao encontrar o ar mais frio sobre o Rio Grande do Sul, que trouxe mínima neste sábado de 3,3ºC em São José dos Ausentes, o ar quente instabiliza a atmosfera com movimentos convectivos, ou seja, ascendentes do ar, formando nuvens mais carregadas.

A natureza é de uma frente quente. Uma frente quente é um fenômeno meteorológico que ocorre quando uma massa de ar quente avança sobre uma região ocupada por ar mais frio. Como o ar quente é menos denso, ele tende a subir suavemente sobre o ar frio.  Durante essa subida, o vapor de água presente no ar quente condensa, formando nuvens e, muitas vezes, provocando chuva.

Frentes quentes são comuns durante os meses mais frios do ano no Rio Grande do Sul. Junho, a propósito, é o mês com maior incidência do fenômeno. Em regra, costumam trazer granizo (em alguns episódios de inverno em muitas cidades), raios e chuva que pode ser localmente forte a intensa.

De acordo com dados de estações meteorológicas, os acumulados de chuva até o início da manhã deste sábado eram de 27 mm em São Paulo das Missões, 26 mm em Porto Xavier, 23 mm em Giruá, 22 mm em Porto Vera Cruz, 21 mm em Santo Cristo e São Borja, 19 mm em Santa Rosa e Tenente Portela, 18 mm em Uruguaiana, 17 mm em São Luiz Gonzaga, 16 mm em Cerro Largo e 15 mm em Três Passos.

Estes volumes de chuva, entretanto, tendem a aumentar. Isso porque a instabilidade recém começa a ingressar no estado e a chuva vai avançar para outras regiões gaúchas durante as próximas horas. Além disso, espera-se chuva no Rio Grande do Sul amanhã, segunda, terça e quarta-feira, ou seja, os números ainda vão se modificar muito e vem chuva para locais em que a instabilidade ainda não chegou.

Neste sábado, a chuva agora no começo da manhã se concentra inicialmente na fronteira com a Argentina, no Noroeste gaúcho e em pontos do Norte do estado. Nas demais regiões, o sol aparece com nuvens e a nebulosidade aumenta com a chuva chegando até o fim do dia na maior parte das cidades gaúchas. Em pontos mais ao Sul e perto da costa, o sábado deve terminar sem chuva com a instabilidade se iniciando no começo do domingo.

O tempo segue instável no Rio Grande do Sul neste domingo. Chove na maior parte das regiões no começo do dia. Ao longo do domingo, muitas nuvens permanecem sobre o estado e diferentes pontos devem ter períodos ainda de chuva e garoa. Isoladamente, há risco de chuva forte com trovoadas e ocasional granizo muito isolado. Apesar do tempo instável, em algumas áreas do estado devem ocorrer momentos de melhoria com chance de aberturas.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.