Anúncios

Frente fria avança pelo Paraná e atua em parte de Mato Grosso do Sul e de São Paulo neste sábado enquanto uma massa de ar frio de origem polar ganha força no Sul do Brasil com temperatura baixa e possibilidade de neve no fim do dia nas áreas de maior altitude da região.

A massa de ar polar de trajetória continental cobre o Rio Grande do Sul neste sábado e traz um dia frio. O sol aparece com nuvens na maior parte do estado, mas algumas áreas ainda registram momentos de nublado. Pode chover e garoar em pontos do Nordeste gaúcho, como na Serra e no Litoral Norte. O vento sopra fraco a moderado com baixa sensação térmica.

Em Santa Catarina, o sol aparece com nuvens em parte do estado, sobretudo no Oeste, mas a nebulosidade torna a aumentar no território catarinense com chance de chuva e garoa principalmente na segunda metade do dia do Meio-Oeste para o Leste do estado.

A combinação do ar gelado em altitude com a instabilidade pode provocar neve no fim do dia nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em locais acima de 1000 metros de cota, como a área de São José dos Ausentes e o Planalto Sul Catarinense.

No Paraná, a nebulosidade predomina e chove em diversas regiões. A instabilidade será maior no Norte e no Leste do estado, inclusive com chuva moderada a forte com raios e trovoadas em alguns pontos no decorrer deste sábado.

A frente fria leva chuva com frio ainda para o Sul do Mato Grosso do Sul e começará a avançar por São Paulo, trazendo chuva neste sábado para pontos do Sul e do Leste do estado assim como em áreas do Oeste. A temperatura declina acentuadamente nestas áreas enquanto do Centro para o Norte paulista segue quente e seco.

Ar frio toma conta do Sul do Brasil

A massa de ar frio toma conta do Sul do Brasil neste sábado e se intensifica ao longo do dia na região com temperatura baixa no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Faz frio ainda no Sul do Mato Grosso do Sul. A temperatura declina até o fim do dia na maior parte do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

Mapa da massa de ar frio

METSUL

A massa de ar frio vai estar associada a um centro de alta pressão de 1030 hPa que vai estar neste fim de semana entre o Centro e o Norte da Argentina, ou seja, a trajetória do ar polar será continental, pelo interior do continente.

Massas de ar frio de maior intensidade a esta altura do inverno não surpreendem se considerada estatística histórica. A maior nevada no Rio Grande do Sul neste século, em 2013, ocorreu justamente nos últimos dias do inverno meteorológico, no final do mês de agosto.

Evolução da chuva com a frente fria

Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva e pressão atmosférica para a madrugada, manhã, tarde e noite deste sábado do modelo do Centro Meteorológico Europeu para o Centro-Sul do Brasil.

METSUL

METSUL

Mapa da frente fria impulsionada pelo ar frio

METSUL

Mapa da frente fria impulsionada pelo ar frio

METSUL

Como se observa, os três estados do Sul podem ter precipitação, sendo em número menor de áreas no Rio Grande do Sul. A maior ocorrência de chuva deve se dar no Paraná e no Sul do Mato Grosso do Sul enquanto em São Paulo chove mais no Sul, Leste e parte do Oeste.

Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais seguem com sol e tempo seco ainda de forma mais ampla, mas em parte do estado do Rio de Janeiro já pode ter mudança do tempo com nuvens, chuva e queda de temperatura até o final deste sábado.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.