Frente fria avança pelo Paraná e atua em parte de Mato Grosso do Sul e de São Paulo neste sábado enquanto uma massa de ar frio de origem polar ganha força no Sul do Brasil com temperatura baixa e possibilidade de neve no fim do dia nas áreas de maior altitude da região.
A massa de ar polar de trajetória continental cobre o Rio Grande do Sul neste sábado e traz um dia frio. O sol aparece com nuvens na maior parte do estado, mas algumas áreas ainda registram momentos de nublado. Pode chover e garoar em pontos do Nordeste gaúcho, como na Serra e no Litoral Norte. O vento sopra fraco a moderado com baixa sensação térmica.
Em Santa Catarina, o sol aparece com nuvens em parte do estado, sobretudo no Oeste, mas a nebulosidade torna a aumentar no território catarinense com chance de chuva e garoa principalmente na segunda metade do dia do Meio-Oeste para o Leste do estado.
A combinação do ar gelado em altitude com a instabilidade pode provocar neve no fim do dia nas áreas de maior altitude do Rio Grande do Sul e Santa Catarina, em locais acima de 1000 metros de cota, como a área de São José dos Ausentes e o Planalto Sul Catarinense.
No Paraná, a nebulosidade predomina e chove em diversas regiões. A instabilidade será maior no Norte e no Leste do estado, inclusive com chuva moderada a forte com raios e trovoadas em alguns pontos no decorrer deste sábado.
A frente fria leva chuva com frio ainda para o Sul do Mato Grosso do Sul e começará a avançar por São Paulo, trazendo chuva neste sábado para pontos do Sul e do Leste do estado assim como em áreas do Oeste. A temperatura declina acentuadamente nestas áreas enquanto do Centro para o Norte paulista segue quente e seco.
Ar frio toma conta do Sul do Brasil
A massa de ar frio toma conta do Sul do Brasil neste sábado e se intensifica ao longo do dia na região com temperatura baixa no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Paraná. Faz frio ainda no Sul do Mato Grosso do Sul. A temperatura declina até o fim do dia na maior parte do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.
A massa de ar frio vai estar associada a um centro de alta pressão de 1030 hPa que vai estar neste fim de semana entre o Centro e o Norte da Argentina, ou seja, a trajetória do ar polar será continental, pelo interior do continente.
Massas de ar frio de maior intensidade a esta altura do inverno não surpreendem se considerada estatística histórica. A maior nevada no Rio Grande do Sul neste século, em 2013, ocorreu justamente nos últimos dias do inverno meteorológico, no final do mês de agosto.
Evolução da chuva com a frente fria
Os mapas abaixo mostram as projeções de chuva e pressão atmosférica para a madrugada, manhã, tarde e noite deste sábado do modelo do Centro Meteorológico Europeu para o Centro-Sul do Brasil.
Como se observa, os três estados do Sul podem ter precipitação, sendo em número menor de áreas no Rio Grande do Sul. A maior ocorrência de chuva deve se dar no Paraná e no Sul do Mato Grosso do Sul enquanto em São Paulo chove mais no Sul, Leste e parte do Oeste.
Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais seguem com sol e tempo seco ainda de forma mais ampla, mas em parte do estado do Rio de Janeiro já pode ter mudança do tempo com nuvens, chuva e queda de temperatura até o final deste sábado.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.