Frente fria vai mudar o tempo no estado de São Paulo entre esta terça (2) e a quarta (3) com chuva em várias regiões e um alto risco de temporais em pontos localizados, segundo o prognóstico da MetSul Meteorologia.

Frente fria vai provocar chuva forte em várias cidades do estado de São Paulo entre esta terça e a quarta | CRIS FAGA/NURPHOTO/AFP
Nesta segunda-feira (1), o calor foi mais uma vez intenso no estado paulista com marcas acima de 35ºC em diversas localidades do interior, confirmando o prognóstico de que o dia seria novamente muito quente.
Estações do Instituto Nacional de Meteorologia apontaram máximas de 38,8ºC em Valparaíso e Ituverava; 38,4ºC em Barretos; 37,9ºC em José Bonifácio; 37,7ºC em Bebedouro; 37,4ºC em Ariranha; 37,3ºC em Lins e Jales; e 37,2ºC em Ibitinga e Pradópolis.
Na cidade de São Paulo, a temperatura variou muito do Norte para o Sul da cidade. Na estação do Mirante de Santana, na zona Norte, a máxima foi de 33,0ºC. Em Interlagos, no Sul da capital paulista, a máxima foi de 27,9ºC.
Com o intenso calor e o gradual aumento da umidade, já nesta segunda se formaram áreas de instabilidade isoladas com chuva no interior paulista.
Nesta terça, o sol aparece com nuvens na maior parte do estado de São Paulo, mas a nebulosidade aumenta durante o dia. Da tarde para a noite, muitas áreas do estado devem ter chuva, que isoladamente pode ser forte a intensa.
O calor prossegue na maior parte do interior, embora menos intenso que hoje e nos últimos dias. As máximas ficam entre 32ºC e 35ºC no interior, mas não devem passar de 30ºC na maior parte do Sul e do Leste paulista.
Com a atmosfera muito aquecida e o calor, a instabilidade desta terça pode gerar células de tempestades com temporais isolados de vento forte e granizo da tarde para a noite. Localmente, alguns temporais podem ser fortes a severos.
Na quarta, embora o sol apareça com nuvens em algumas cidades, a nebulosidade será maior no território paulista. Já chove em alguns pontos de manhã, mas a instabilidade aumenta muito da tarde para a noite com pancadas em grande número de cidades e que localmente podem ser fortes a torrenciais. Segue o risco de temporais isolados de vento forte e granizo.
A temperatura na quarta-feira vai estar menor com máximas de 27ºC a 30ºC na maior parte do interior, exceção de pontos mais a Oeste que devem ter maior aquecimento. No Sul e no Leste paulista, perto da costa, várias cidades devem ter apenas 22ºC a 25ºC com muitas nuvens e chuva.
