Anúncios

Frente fria associada a um ciclone extratropical no Atlântico Sul vai avançar por vários estados do Brasil no começo da semana com aumento de nebulosidade e chuva, que pode ser localmente forte e acompanhada de temporais isolados em algumas áreas.

O sistema frontal primeiro afeta o Rio Grande do Sul neste domingo depois de um sábado com temperatura elevada para o fim de abril durante a tarde em diversas regiões do estado.

O sistema avança pelo Rio Grande do Sul neste domingo e traz maior cobertura de nuvens e chuva em parte do estado. Chove em pontos do Oeste, do Centro e da Metade Norte. Na Metade Sul, a instabilidade será mais isolada.

No geral, a chuva tende a ser muito irregular e com baixos volumes. Isoladamente, pode chover forte. Pelo Sul e o Oeste, a chegada de ar mais seco melhora o tempo no decorrer do dia e o sol deve aparecer com nuvens. A temperatura estará agradável.

A atmosfera se instabiliza ainda neste domingo em vários pontos de Santa Catarina e do Paraná. Áreas de instabilidade acompanhando uma área de baixa pressão vão avançar do Paraguai e podem provocar chuva forte e temporais isolados principalmente no território paranaense.

Devido à influência da baixa pressão e do deslocamento da frente, o domingo terá chuva ainda em áreas do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e mesmo em pontos do estado de São Paulo. No caso do território paulista, a instabilidade ocorre mais da tarde para a noite.

Na segunda-feira, embora chuva ainda na primeira metade do dia em pontos da Região Sul, especialmente em Santa Catarina e no Paraná, o ingresso de ar mais seco e frio deve melhorar o tempo em grande parte da região no decorrer do dia.

A frente atua mais na segunda em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Sul de Goiás, São Paulo, Oeste e o Sul de Minas e o Rio de Janeiro. Nos territórios mineiro e fluminense, a instabilidade será maior da tarde para a noite.

Na terça, último dia de abril, o deslocamento da frente pelo oceano traz mais nuvens e chuva para pontos ainda do Rio de Janeiro, Leste de Minas Gerais e no Espírito Santo. O sistema frontal já instabiliza o tempo também no Sul da Bahia.

Devido à influência da frente no oceano, a primeira semana de maio deve ter muita chuva no litoral da Bahia com risco de alagamentos, inundações e deslizamentos de terra. Salvador está entre os locais que pode ter chuva excessiva na primeira semana de maio.

Veja a evolução da instabilidade com a frente fria

A instabilidade neste domingo pela baixa pressão e o avanço da frente fria se concentra mais no Mato Grosso do Sul e nos estados do Sul do Brasil. Entre segunda e terça, ar mis seco e frio domina o Sul e a chuva ocorre mais no Centro-Oeste e no Sudeste. Na segunda metade da semana, com a frente fria na costa, chove muito no Leste da Bahia.

Projeção de chuva do modelo europeu para o domingo | METSUL

Projeção de chuva do modelo europeu para a segunda | METSUL

Projeção de chuva do modelo europeu para a terça | METSUL

Projeção de chuva do modelo europeu para a quarta | METSUL

Todos os mapas acima são do modelo do Centro Meteorológico Europeu que podem ser consultados a qualquer hora pelo nosso assinante na seção de mapas (clique aqui para ter acesso).

Volumes de chuva

O mapa abaixo mostra a projeção de chuva entre hoje e quarta do modelo do Centro Europeu (ECMWF) em que se observa como a chuva deve ser ampla no Centro-Sul do Brasil pela atuação da baixa pressão e do sistema frontal.

METSUL

A exceção fica por conta do Rio Grande do Sul. A passagem da frente pelo estado gaúcho deve ocorrer sem chuva em vários pontos do estado com as precipitações atingindo mais neste domingo setores da Metade Norte gaúcha.

Nos demais estados, na maioria dos locais, os volumes de chuva não devem ser altos. Isoladamente, entretanto, pode chover forte com altos volumes e risco de temporais muito localizados, como em pontos do Paraná, Centro-Oeste e o Sudeste. No começo de maio, com a frente fria na costa, pode chover muito em Salvador e outras áreas da costa baiana.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.