O sábado é de muita instabilidade no Uruguai com chuva e temporais isolados. Grande número de raios é registrado no país vizinho desde a madrugada. A noite foi de muitas descargas, por exemplo, na região de Montevidéu. Choveu muito na capital uruguaia nas últimas horas com volume até 9h deste sábado de 64,9 mm na estação do Prado. No Aeroporto de Carrasco, em Canelos, que serve Montevidéu, choveu 62,2 mm.

Muitos raios na madrugada de hoje em Ciudad de la Costa, no Sul do Uruguai, com instabilidade pré-frontal que trouxe muita chuva para a capital uruguaia | MATIAS MEDEROS

Enquanto isso, na maior parte do Rio Grande do Sul o sol brilhava nesta manhã com céu azul. Só pontos mais ao extremo Sul, perto do Uruguai, na região do Chuí, tinham instabilidade. O tempo aberto com ingresso de ar quente por uma corrente de jato em baixos níveis da atmosfera traz um sábado de muito calor no território gaúcho. No final da manhã, a temperatura já alcançava 30ºC a 32ºC em algumas estações nos vales.

A tarde de hoje será muito quente para os padrões de agosto com máximas de até 31ºC a 32ºC em Porto Alegre, 32ºC a 34ºC na Grande Porto Alegre, no Noroeste e nos vales, e marcas até próximas dos 30ºC em algumas cidades da Serra Gaúcha. Isoladamente, não são afastadas hoje máximas mesmo na casa de 34ºC a 35ºC em estações nos vales.

O sol aparece na maior parte do estado gaúcho, mas o tempo já muda na segunda metade deste sábado em algumas regiões. A nebulosidade começa a aumentar a partir do Oeste e do Sul à tarde por frente fria que traz chuva mais generalizada nestas áreas à noite e que virá com raios e risco de temporais isolados de granizo e, sobretudo, fortes rajadas de vento.

No domingo, a frente fria avança entre a madrugada e de manhã pelo Rio Grande do Sul com aumento de nebulosidade, chuva, raios e ventania. Muitas nuvens e chuva em diversos pontos do estado entre a madrugada e de manhã pelo avanço da frente. Risco de vento forte a localmente intenso.

No decorrer do domingo, a instabilidade se concentra mais na Metade Norte com melhora posterior e gradual na segunda metade do dia. No Oeste e no Sul, o tempo melhora ao longo do domingo e o sol retorna mais cedo. Ar polar chega com vento moderado a forte e baixa sensação térmica. Será um dia de muito frio com marcas baixas mesmo à tarde. Mínimas ocorrem à noite.

A frente fria avança entre este domingo e a segunda-feira para Santa Catarina, Paraná e São Paulo. Os dados indicam que o sistema terá maior atividade no Rio Grande do Sul enquanto ao se deslocar deve perder força. Por isso, a chuva não será volumosa em Santa Catarina, além de irregular, e em muitas cidades do Paraná o tempo vai virar apenas com vento e sem precipitação.

Modelo WRF projeta frente fria ingressano pelo Oeste e o Sul gaúcho na noite de hoje | METSUL

Frente fria vai estar sobre a área de Porto Alegre na manhã deste domingo pela projeção do modelo WRF | METSUL

Em São Paulo, a instabilidade frontal deve atuar mais no Sul e no Leste paulista. Na capital, este sábado tem sol e muito calor com máximas perto dos 30ºC. No domingo, o sol aparece com nuvens e depois a nebulosidade aumenta com chance de chuva na segunda metade do dia. A temperatura começa a despencar no fim do dia, dando lugar a uma segunda-feira de abundante nebulosidade, chuva e garoa, e ainda frio.

A MetSul Meteorologia alerta para o alto risco de vento moderado a forte com rajadas muito fortes em alguns locais na chegada e passagem desta frente fria. Não se desenha cenário de tempo severo generalizados com temporais de granizo, vendavais e chuva forte. Pode até cair granizo isolado, mas o maior risco é vento.

Projeção de chuva acumulada do modelo WRF entre hoje e segunda-feira | METSUL

As massas de ar divididas pela frente fria serão radicalmente distintas. Ar muito frio de origem polar vai avançar sobre ar muito quente de origem tropical com acentuado gradiente (diferença) de temperatura. Como a troca de massas de ar será muito rápida na chegada da frente, haverá uma mudança de temperatura muito brusca e acentuada que vai se dar com vento.

Muitas cidades gaúchas devem ter vento de 60 km/h a 80 km/h na chegada da frente fria com rajadas de 80 km/h a 100 km/h isoladamente. Cidades em áreas de maior altitude têm maior potencial de vento muito forte no ingresso da frente. Ao avançar pelo Sul do Brasil, especialmente no Rio Grande do Sul, não pode ser descartados alguns vendavais com danos. A Grande Porto Alegre está na área de risco de vento forte com a chegada da frente entre o final do sábado e o começo do domingo, mas especialmente na madrugada deste domingo.