O Rio Grande do Sul registrou nesta sexta (6) as mais altas temperaturas deste verão com marcas de 40ºC a 42ºC no Oeste e no Noroeste do estado no pico da onda de calor que terá uma quebra neste fim de semana com atuação de frente fria que traz instabilidade e moderará as temperaturas.

PAULO SALAMI/ARQUIVO
As máximas desta sexta-feira no estado atingiram 41,8ºC em Maçambará; 41,6ºC em Santo Ângelo; 41,1ºC em São Paulo das Missões; 40,9ºC em Porto Xavier; 40,6ºC em Santa Rosa; e 40,4ºC em São Borja.
Foi o segundo dia seguido com máximas de até 41ºC no Rio Grande do Sul, uma vez que na quinta (5) as máximas tinham sido de 41,6ºC em São Paulo das Missões; 41,3ºC em Jaguarão; 41,1ºC em Maçambará; 40,8ºC em Quaraí; e 40,0ºC em Santa Rosa.
Frente fria chegou ao Sul do Rio Grande do Sul e já trouxe queda de temperatura hoje na região. A temperatura à tarde em algumas cidades do Sul gaúcho estava em apenas 23ºC a 25ºC enquanto passava dos 40ºC no Noroeste e no Oeste do estado.
Foi justamente a chegada do sistema frontal de fraca atividade que provocou chuva em pontos localizados do estado nesta sexta, notadamente no Leste gaúcho. Houve até granizo isolado.
Neste sábado, a frente fria atua no Rio Grande do Sul com maior influência no Leste do estado. Já chove entre a madrugada e de manhã em pontos do Sul gaúcho e mais da tarde para a noite em vários pontos da Metade Norte do estado. No Sul, o tempo melhora depois de um começo de dia com instabilidade.
A MetSul Meteorologia alerta que a chuva em setores do entorno da Lagoa dos Patos, Grande Porto Alegre e Litoral Norte pode ser localmente forte com volumes isolados elevados com risco de alagamentos pontuais.
A chuva neste sábado no Rio Grande do Sul, no entanto, deve ser irregular e muito mal distribuída. Tanto que sequer deve chover em algumas cidades, especialmente no Oeste do estado.
A temperatura estará muito menor que nos últimos dias na maior parte do estado gaúcho, mas áreas do Oeste e do Noroeste localizadas perto da Argentina seguem com calor neste sábado.
