Anúncios

Rio Grande do Sul teve um sábado de sol e escaldante. As máximas foram de 39,6ºC em Teutônia, 39,1ºC em Taquara, 38,9ºC em Venâncio Aires, 38,7ºC em Canoas, 38,5ºC em Campo Bom, 38,4ºC em Santa Cruz do Sul, Colinas e Porto Alegre, 37,9ºC em São Leopoldo e 37,7ºC em Três Coroas.

Torres – Gabriel Zaparolli

Já o domingo até começou com sol e nuvens em diversos pontos, mas a nebulosidade aumentou bastante com chuva em diversos pontos, impedindo aquecimento maior. Torres teve granizo durante a tarde. Também pontos da Serra Gaúcha, como Caxias do Sul, tiveram o fenômeno por temporais isolados. Nuvem arco de temporal avançou sobre o Parque Nacional dos Aparados da Serra.


Cambará do Sul – PNAS/PNSG

Hoje, o risco de temporais prossegue pela atuação de uma frente fria. Esse sistema vai avançar pelo Sul do Brasil com instabilidade e massa de ar frio toma conta do território gaúcho amanhã, o que vai proporcionar temperatura agradável a maior parte da semana.

Essa massa de ar frio, uma vez sobre o Sul e o Atlântico, deverá gerar nuvens muito carregadas nos próximos dias na Região Sudeste. Temporais com chuva muito excessiva em curto intervalo, como na última quarta-feira no Rio de Janeiro, podem se repetir. A chuva vai voltar a prejudicar as buscas em Brumadinho.


Chuva com maior volume no Sudeste do Brasil, por outro lado, traz como benefício o aumento dos níveis dos reservatórios das usinas hidrelétricas, hoje muito baixos, o que levou o governo a decidir pelo aumento do despacho de usinas termelétricas para o sistema nacional.    

Assine gratuitamente nossa newsletter para notícias e alertas

 

Anúncios