O avanço de uma frente fria traz risco de temporais no Rio Grande do Sul na noite deste sábado e durante o domingo no Rio Grande do Sul, com possibilidade de tempestades localmente fortes ou severas de vento e granizo, adverte a MetSul Meteorologia. A frente fria vai alcançar ainda Santa Catarina, Paraná e o Mato Grosso do Sul.
Frente fria que avança neste domingo vai trazer chuva, raios e temporais localmente fortes a severos com possibilidade de vendavais e granizo | GABRIEL ZAPAROLLI/ARQUIVO
O que está acontecendo? Neste momento, uma corrente de jato em baixos níveis muito forte atua no Rio Grande do Sul e traz ar quente da Bolívia e do Centro-Oeste do Brasil para o território gaúcho. Trata-se de um corredor de vento muito forte na atmosfera ao redor de 1000 m a 1500 m de altitude.
Foi o que fez a temperatura neste sábado atingir 30,8ºC no Jardim Botânico de Porto Alegre, a primeira marca de 30ºC do inverno e a mais alta desde o dia 18 de maio na estação de referência da capital gaúcha, pertencente ao Instituto Nacional de Meteorologia.
Na Grande Porto Alegre, os termômetros indicaram neste sábado máximas de 34,2ºC em Parobé; 33,6ºC em Novo Hamburgo; 32,7ºC em São Leopoldo; 32,6ºC em Gravataí; 31,3ºC em Eldorado do Sul; e 30,8ºC em Viamão.
No interior, as máximas deste sábado chegaram a 33,4ºC em Estrela; 33,2ºC em Colinas; 32,7ºC em Bom Princípio, Teutônia e Santa Cruz do Sul; 32,6ºC em Três Coroas; 32,5ºC em Montenegro; 32,4ºC em Lajeado; 32,3ºC em Rolante; 32,2ºC em Taquara; 32,1ºC em Portão; 31,9ºC em Maquiné; 31,5ºC em São Borja; 31,3ºC em Santo Ângelo; 31,1ºC em Candelária; 30,9ºC em Venâncio Aires; e 30,3ºC em Porto Vera Cruz.
O que vai acontecer agora? A aproximação da frente fria, com a atmosfera bastante instável pelo ar quente, vai provocar a formação de múltiplas células de instabilidade na noite deste sábado com chuva e temporais isolados de raios, vento e granizo em várias regiões gaúchas. Serão, repetimos, ocorrências localizadas de tempo severo.
No decorrer deste domingo, a frente fria avança pelo Rio Grande do Sul e traz chuva para a maior parte do estado. Entre a madrugada e de manhã, a frente se intensifica bastante sobre o território gaúcho, principalmente do Centro para o Norte e o Leste do estado com chuva e temporais.
Da tarde para a noite, ainda chove em vários pontos da Metade Norte gaúcha, mas com tendência de enfraquecimento da instabilidade. Tanto que no final do domingo, com exceção de pontos isolados, não deve chover na maior parte do território gaúcho.
Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva para este domingo com intervalo de seis horas para a madrugada, manhã, tarde e noite no Sul do Brasil, de acordo com o modelo europeu (clique aqui e assine para ter acesso).
METSUL
O sistema frontal instabiliza o tempo neste domingo também em várias regiões de Santa Catarina no decorrer do dia, especialmente no Oeste e no Meio-Oeste. Ainda trará instabilidade para setores do Oeste, Centro e o Sul do Paraná. Nos dois estados, há risco de temporais isolados. Até o final do domingo, o sistema frontal alcança o Sudoeste e o Sul do Mato Grosso do Sul com chuva e tempestades.
Risco de tempestades isoladas fortes ou severas
A frente fria que avançará pelo Rio Grande do Sul neste domingo está associada a um intenso e enorme ciclone extratropical que atua na área das Ilhas Malvinas, no extremo Sul do Atlântico, com pressão de 970 hPa. O ciclone não trará vento forte para o estado gaúcho.
NOAA/NASA
Ao mesmo tempo, a corrente de jato em baixos níveis seguirá atuando com muita força na Metade Norte gaúcha durante a primeira metade do domingo, trazendo ar quente com alta temperatura e vento do quadrante Norte com rajadas em alguns pontos.
METSUL
A interação do ar quente com a frente fria e a divergência de vento significativa causada pela corrente de jato em baixos níveis com o sistema frontal podem produzir tempo severo com tempestades localmente fortes e/ou severas, capazes de trazer chuva forte a intensa de curta duração, granizo de variado tamanho e vendavais isolados.
Por conta da acentuada divergência de vento (cisalhamento) esperada, não podem ser descartados episódios de supercélulas de tempestade que podem provocar episódios muito localizados e severos de vento, como correntes descendentes (microexplosões) ou mesmo atividade tornádica.
Frente fria trará queda de temperatura
O avanço da frente fria vai trazer queda de temperatura neste domingo, assim o forte calor deste sábado não se repetirá com marcas à tarde 10ºC ou mais abaixo do que se registrou na tarde de hoje.
Apesar disso, não se deve esperar frio neste domingo. A grande maioria das cidades do Rio Grande do Sul terá marcas amenas ou agradáveis no decorrer do dia, mas o começo do domingo será quente e abafado em diversas localidades.
À tarde, a maior parte do Rio Grande do Sul deve ter temperatura perto, ao redor ou pouco acima dos 20ºC, exceção de pontos da Metade Sul gaúcha que podem anotar marcas nos termômetros inferiores a 15ºC.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.