A MetSul Meteorologia alerta para o risco de temporais, alguns isoladamente fortes, no estado de São Paulo entre a tarde e a noite desta quinta-feira. Não será instabilidade generalizada, mas em pontos localizados pode ser de forte intensidade e com potencial para transtornos.
A mudança do tempo ocorre pela chegada de uma frente fria que avança a partir do Sul do Brasil. A influência do sistema frontal será maior em cidades do Sul e do Leste do território paulista que devem não apenas ter maiores volumes de chuva como uma queda maior da temperatura.
O risco de tempo severo segue em parte do território paulista ainda na sexta-feira, mas será menos abrangente que na segunda metade do dia de hoje à medida que o sistema frontal se desloca mais para Leste e atinge Minas Gerais e o Rio de Janeiro.
Uma massa de ar quente cobre grande parte do estado de São Paulo. Na capital, o Sul da cidade está sob influência de ar mais ameno que vem da Serra do Mar e da costa ao passo que a zona Norte tem calor mais forte e máximas que alcançam ou passam dos 30ºC.
O tempo já começou a mudar no Sul do estado de São Paulo, no Vale do Ribeira, com aumento de nuvens e chuva. A imagem de satélite do final da manhã desta quinta-feira do GOES-16 já mostrava nuvens mais carregadas em formação no Sul paulista e perto da costa.
Nas próximas horas, a instabilidade tende a alcançar um maior número de pontos do estado paulista, especialmente no Centro, Sul e o Leste. Com isso, a cidade de São Paulo e a Grande São Paulo devem ter chuva. Modelos de alta resolução gerados pela MetSul indicam o risco de células de temporais isolados com chuva forte e temporais.
Assim, nas próximas horas, o estado de São Paulo terá chuva irregular e que, localmente, pode ser forte a intensa com possibilidade de alagamentos. Nuvens carregadas trazem ainda o risco de tempestades localizadas com raios e vento forte, capazes de provocar quedas de árvores e falta de energia.
Na cidade de São Paulo, a sexta-feira vai ser de muitas nuvens, chuva e garoa. Uma massa de ar frio que chega do Sul do Brasil deixa a temperatura muito baixa e com vento de Sul. A temperatura à tarde vai estar apenas ao redor de 17ºC e no fim do dia pode fazer 13ºC a 14ºC em alguns bairros, muito frio para o horário na metade de outubro.