A MetSul Meteorologia antecipa que o avanço de uma massa de ar frio vai derrubar a temperatura e acabar com a onda de calor em muitas áreas do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil, trazendo um alívio para dezenas de milhões de pessoas que há dias experimentam marcas tórridas com máximas em muitas cidades entre 40ºC e 45ºC.
De acordo com dados do Ciiagro, em São Paulo, a estação de Brotas registrou 45,0ºC no domingo, 44,6ºC na segunda e 44,3ºC ontem. Ontem, o Instituto Nacional de Meteorologia anotou 43,5ºC em São Romão, em Minas Gerais. Na segunda, a cidade de Belo Horizonte teve a maior máxima em 113 anos de observações meteorológicas.
Um ciclone extratropical na costa do Sul do Brasil impulsiona uma frente fria por Santa Catarina e o Paraná nesta quarta que vai alcançar os estados de São Paulo e do Rio de Janeiro, além de parte do Centro-Oeste.
A frente traz chuva irregular nos estados paulista e fluminense, mas que pode ser localmente forte e com temporais isolados de vento e granizo. O sistema frontal induz ainda área de instabilidade com chuva mal distribuída em Minas Gerais e estados do Centro-Oeste, mas com pancadas localizadas.
A massa de ar frio na retaguarda da frente alcança São Paulo, Rio de Janeiro e parte do Centro-Oeste, mas não deve se esperar frio e sim uma queda muito acentuada da temperatura e o retorno a valores mais próximos da climatologia histórica das marcas nos termômetros.
Hoje ainda faz muito calor em Minas, no interior paulista, no Rio de Janeiro em quase todo o Centro-Oeste, exceção de áreas do Oeste e o Sul do Mato Grosso do Sul. Na cidade do Rio de Janeiro, o calor é extremo e vai superar os 40ºC em vários pontos durante a tarde.
Amanhã, quinta, marcas menores na maior parte de São Paulo e do Mato Grosso do Sul, mas ainda faz calor, apenas que mais próximo do normal para esta época. No Sul e no Leste paulista, um dia muito ameno. Refresca bastante também no Rio de Janeiro. O Norte de Minas Gerais segue com calor extremo.
Na sexta, temperatura segue agradável no Sul e no Leste de São Paulo. O calor voltará a ganhar força no interior paulista e no Mato Grosso do Sul, mas pancadas isoladas de chuva trazem alívio temporário em diversos pontos da região Centro-Oeste.
A massa de ar frio foi responsável hoje por marcas mínimas no Rio Grande do Sul de 7,8ºC em Pedras Altas, 8,1ºC em Pinheiro Machado, 8,5ºC em Canguçu, 8,8ºC em Livramento, 9,2ºC em Herval, 9,5ºC em Piratini e 9,6ºC em Jaguarão. A madrugada desta quinta será mais fria no Rio Grande do Sul sob tempo mais aberto.