Frente fria tem data para chegar e vai acabar com a onda de calor que castiga milhões de pessoas no Sul do Brasil com os maiores efeitos sendo sentidos no Rio Grande do Sul, onde há dias as temperaturas máximas estão perto dos 40ºC no Oeste do estado.

METSUL
As máximas ontem (3) foram de 38,8ºC em Maçambará; 38,7ºC em Cerrito; 38,3ºC em Garruchos; 37,8ºC em Santa Vitória do Palmar, Barra do Quaraí e Jaguarão; 37,7ºC em São Paulo das Missões; 37,5ºC em Porto Xavier; 37,4ºC em Alegrete; 37,2ºC em São Borja e Quaraí; e 37,0ºC em Itaqui.
Hoje (4), o calor será ainda mais intenso no Oeste gaúcho e parte da fronteira com o Uruguai com máximas ao redor dos 40ºC, mas o pior do calor no território gaúcho está previsto para amanhã (5) e a sexta-feira (6) com máximas ainda mais elevadas.
Nesta quinta (5), grande parte do Oeste, da Campanha e da fronteira com o Uruguai terá máximas entre 37ºC e 40ºC. O calor aumenta no restante do estado com máximas acima dos 35ºC nos vales e na Grande Porto Alegre.
Na sexta (6), a onda de calor atinge o seu máximo horas antes da chegada da frente fria com máximas entre 38ºC e 41ºC no Oeste e no Noroeste do estado e entre 36ºC e 39ºC no Centro, nos vales e na Grande Porto Alegre.
Ainda na sexta-feira a frente fria começa a ingressar pela fronteira com o Uruguai e o extremo Sul gaúcho, moderando o calor e trazendo chuva para a Metade Sul e pontos do Oeste e do Leste gaúcho de forma localizada da tarde para a noite, não se descartando temporais isolados devido ao intenso calor.
No sábado, a frente fria avança pelo estado e traz chuva para a maioria das regiões, no entanto se enfatiza que as precipitações serão irregulares na distribuição. Pontos isolados podem ter chuva forte com ocasionais temporais isolados.
Impacto da frente fria na temperatura
Como ocorre na maioria das frentes frias de verão, o efeito na temperatura não é trazer frio e sim moderar o calor. Por isso, o calor persistirá no Oeste do estado no fim de semana, mas sem os valores extremos que vem se registrando.
No restante do Rio Grande do Sul, as temperaturas estarão mais agradáveis durante o fim de semana e em várias cidades do Sul e do Leste do estado as máximas não devem alcançar os 30ºC no sábado e no domingo.

Mapa de anomalia de temperatura do modelo Icon para quinta mostra temperatura acima a muito acima da média no Sul do Brasil | METSUL

Mapa de anomalia de temperatura do modelo Icon para domingo de manhã mostra temperatura abaixo da média no Sul do Brasil | METSUL
Porto Alegre, por exemplo, deve ter máxima em torno de 34ºC nesta quarta, 36ºC na quinta e 37ºC a 38ºC na sexta-feira, mas no sábado a máximas pode ficar entre 26ºC e 27ºC. No domingo, a capital gaúcha pode atingir 28ºC.
Frente não deve trazer chuva expressiva
A frente fria que alcança o Sul do Brasil no final desta semana terá impacto maior na queda de temperatura do que em produzir chuva, embora o sistema instabilize o tempo na sexta e no sábado, dia que deve ter chuva em mais cidades gaúchas.

METSUL
O mapa acima mostra a projeção de chuva para cinco dias do modelo meteorológico do Centro Europeu (ECMWF) em que se observa como os volumes devem ser, em geral, baixos na passagem do sistema pelo território gaúcho. É possível que em alguns locais sequer chova durante a atuação do sistema frontal.
Embora já chova na sexta de forma isolada em pontos do território gaúcho, o sábado será o dia com instabilidade maior pela frente. A chuva, apesar de irregular e muito mal distribuída, afetará vários pontos do Centro para o Norte do estado e isoladamente pode ser forte.
