Frente fria vai se estender entre o Brasil e o Sul do Oceano Índico numa distância de mais de 10 mil quilômetros de extensão, cruzando todo o Oceano Atlântico entre a América do Sul e a África.
ECMWF
O mapa acima mostra a projeção de nebulosidade do modelo do Centro Meteorológico Europeu em que se observa uma faixa de nebulosidade se estendendo por milhares de quilômetros entre o Brasil e o Sul da África do Sul até um ciclone extratropical ao Sul do Oceano Índico e perto da Antártida.
Para se ter uma ideia de extensão desta faixa de nuvens associada à frente fria, e que acompanha corrente de jato que divide massas de ar frio e quente no Hemisfério Sul, 10 mil quilômetros equivalem à distância entre São Paulo e Londres.
Esta frente fria chegou ao Sul do Brasil no domingo com chuva forte e temporais no começo da semana no Rio Grande do Sul, onde as tempestades vieram com vendavais em algumas cidades.
O sistema frontal agora encontra-se quase estacionário mais ao Norte do Sul do Brasil, onde provoca chuva hoje em várias regiões do Paraná e com intensidade até moderada a forte em alguns pontos.
A frente fria mexe com o tempo ainda entre hoje e amanhã parte do Sudeste com chuva nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro, onde a temperatura vai estar baixa para esta época do ano.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.