Anúncios

O avanço de uma frente fria traz muitas nuvens e a ocorrência de chuva neste começo de semana para o Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul, São Paulo e depois o estado do Rio de Janeiro, prevê a MetSul Meteorologia.

Mapas do modelo europeu mostram avanço da frente fria

METSUL

Os mapas acima mostram a projeção de chuva a cada turno para a madrugada, manhã, tarde e noite desta segunda-feira com base nos dados do modelo principal de tempo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF).

A frente fria é impulsionada para Norte por uma incursão de ar frio associada a um centro de alta pressão que vai estar nesta segunda-feira com 1034 hPa na altura do Rio da Prata, entre Buenos Aires e Montevidéu, e que na terça estará sobre o Oceano Atlântico, a Leste do Rio Grande do Sul.

Chove ou garoa na maioria das regiões do Rio Grande do Sul no começo desta segunda. No decorrer do dia, a chuva se concentra na Metade Norte. No geral, os volumes não serão altos, mas em alguns pontos, como do Nordeste gaúcho, a chuva pode ser por vezes moderada a forte. O tempo começa a melhorar pelo Oeste e o Sul. No final desta segunda, tempo firme em quase todo o estado.

Ainda nesta segunda-feira a frente fria se desloca pelo Sul do Brasil e traz chuva para a maior parte de Santa Catarina e ainda em diversos pontos do Paraná. A atmosfera pode se instabilizar nesta segunda também no Sul do Mato Grosso do Sul e em pontos do Sul e do Leste do estado de São Paulo.

Na terça-feira, o tempo firma na maior parte do Sul do Brasil, entretanto ainda por ter chuva ou garoa em parte do dia em setores do Leste e do Nordeste catarinense assim como em parte do Leste do Paraná, especialmente na Serra do Mar e no litoral paranaense.

A instabilidade deve atuar mais na terça no Sul do Mato Grosso do Sul e no Sul e no Leste do estado de São Paulo. Por isso, a cidade de São Paulo terá chuva e garoa durante a terça com temperatura significativamente mais baixa.

Entre terça e quarta, o sistema frontal alcança também o estado do Rio de Janeiro com aumento de nuvens, vento que vira para Sul, chuva e queda de temperatura. Na capital fluminense, a instabilidade ocorre entre terça e quarta-feira com a chuva mais expressiva no final da terça-feira e durante a quarta.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.