Anúncios

A frente fria associada a um ciclone no litoral da Argentina se estende por milhares de quilômetros e, com a presença de ar mais frio no Norte da Argentina, avança pelo interior do continente com um ângulo vertical, atingindo o Centro-Oeste e já parte do Sudeste do Brasil. A frente será capaz de romper o bloqueio atmosférico responsável por muito calor na primeira metade de abril em São Paulo.

METSUL

A imagem de satélite acima do GOES-16 das 18h desta terça-feira mostra a nebulosidade de grande desenvolvimento vertical associada ao ramo frontal se estendendo pelos três estados do Sul, o Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e começando a ingressar no estado de São Paulo a partir do Oeste.

A frente fria avança mais nesta quarta-feira com chuva ainda em muitas áreas do Mato Grosso e ainda parte do Mato Grosso do Sul e Goiás, provocando instabilidade ainda em diversas regiões do estado de São Paulo, inclusive na capital. A chuva é irregular, mas, em alguns pontos, pode ser localmente forte a intensa com possibilidade de temporais localizados.

Na quinta-feira, a atuação da frente será maior em parte de Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Espírito Santo, onde a chuva da mesma forma tende a ser irregular com fortes a intensas precipitações localizadas e possibilidade de temporais isolados.

Na cidade de São Paulo, a nebulosidade aumenta mais nesta quarta-feira e é muito alta a probabilidade de chuva, que pode ser forte em alguns pontos. A frente fria promoverá a troca de massas de ar, ingressando ar mais frio depois de duas semanas de marcas muito acima do normal de abril.

O tempo melhora durante a quinta-feira com ingresso de ar mais seco e frio que garantirá dias seguidos com sol na capital paulista, mas o que promete chamar a atenção será a temperatura à noite no final desta semana e durante o próximo fim de semana.

Isso porque se espera frio na cidade de São Paulo nas madrugadas da sexta-feira e do fim de semana. A previsão da MetSul indica mínimas ao redor de 13ºC para sexta, sábado e domingo. Em bairros mais ao Sul da capital, os termômetros devem indicar até menos com mínimas ao redor de 10ºC ou pouco inferiores.

Apesar das noites frias, as tardes serão amenas na sexta e agradáveis no fim de semana com maior aquecimento durante o domingo à medida que o ar mais frio se afasta e começa lentamente a retornar o ar mais quente sob uma atmosfera seca.

O frio noturno dos próximos dias será o primeiro do ano em São Paulo e vai acabar com uma longuíssima sequência de dias de temperatura acima a muito acima da média na capital e em muitas cidades do interior do estado.

Na cidade de São Paulo, a estação de referência do Mirante de Santana, na zona Norte da capital paulista, anotou temperatura mínima média nos primeiros 15 dias de abril de 19,7ºC. O valor ficou 2,2ºC acima da média mínima histórica mensal de 17,5ºC. Já a média máxima do período foi de 29,6ºC, ou 3ºC acima da média máxima histórica de abril de 26,6ºC.

Para se ter ideia, a média máxima da primeira quinzena de abril na cidade de São Paulo de 29,6ºC ficou acima das médias máximas dos três meses de verão: dezembro (28,3ºC), janeiro (28,6ºC) e fevereiro (29,0º). Ou seja, evidente que a temperatura de abril até agora está muito distante do habitual para esta época do ano.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios