Frente fria vai dar uma trégua mesmo que breve para o forte a intenso calor que afeta os estados do Sul do Brasil nesta semana, devendo trazer chuva e temporais isolados, projeta a MetSul Meteorologia.

MICKAEL SOUZA
Neste momento, o Sul do Brasil está sob a influência de uma massa de ar tropical quente e úmida com calor que é mais intenso no Rio Grande do Sul, onde desde o começo desta semana as máximas tem ficado perto de 40ºC no interior.
O calor se faz sentir também nos estados de Santa Catarina e o Paraná, embora sem os valores extremos de temperatura observados no território gaúcho.
A maior parte do Sul do Brasil ainda tem calor nesta quinta (12) com marcas acima dos 35ºC nos três estados da região e de até 37ºC a 39ºC. Amanhã (13), o tempo seguirá quente e abafado na maioria das regiões gaúchas, mas o calor mais intenso se concentra em Santa Catarina e no Paraná com máximas muito altas no Nordeste catarinense e no litoral paranaense.
Nesta sexta, a frente fria começa a ingressar pela fronteira com o Uruguai e o extremo Sul gaúcho, moderando o calor e trazendo chuva inicialmente para a Metade Sul do Rio Grande do Sul.
Da tarde para a noite, à medida que a frente avança para Norte, áreas de instabilidade se formam na maior parte dos três estados do Sul com chuva que será localmente forte e temporais isolados.
No sábado (14), a frente fria atuará na costa na altura do litoral catarinense. Embora já provoque chuva em alguns pontos na madrugada e de manhã, a instabilidade maior se dará da tarde para a noite com chuva localmente forte e tempestades localizadas, em especial na Metade Norte gaúcha, Santa Catarina e o Paraná.
Frente fria vai gerar chuva forte isolada com temporais
A frente fria que alcança o Sul do Brasil no final desta semana vai estimular convecção com formação de nuvens carregadas que devem provocar chuva localmente forte tanto na sexta (13) como no sábado (14).
A chuva, apesar de irregular e muito mal distribuída, com grande variabilidade de volumes por ser de natureza convectiva, terá volumes altos em algumas localidades. Podem ocorrer episódios isolados nos dois dias de chuva forte a intensa com acumulados de 50 mm a 100 mm em poucas horas, o que traz risco de alagamentos e enxurradas em áreas urbanas.
Como a frente encontrará uma massa de ar muito quente em sua dianteira, é alto ainda o risco de temporais isolados com rajadas de vento forte e ocasional queda de granizo, mas não se antecipa tempo severo generalizado.
Alívio moderado do calor e por pouco tempo
Como ocorre na maioria das frentes frias de verão, o efeito na temperatura não é trazer frio e sim moderar o calor. Por isso, não se espera temperatura muito baixa e apenas uma redução maior das máximas.
No começo da próxima semana, no entanto, a tendência é voltar a esquentar no Sul do Brasil com muito abafamento durante o dia pelo retorno do ar tropical quente e úmido para a região.
A temperatura somente não se elevará mais na primeira metade da semana que vem porque se projeta que haverá frequentes pancadas de chuva, em alguns locais forte e com risco de temporais de verão, evitando desta forma uma escala maior da temperatura.
