Anúncios

Frente fria que vai chegar neste fim de semana com nova onda de tempestades provoca alertas em quatro países da região. Argentina, Uruguai, Paraguai e Brasil vão enfrentar tempo severo com alta probabilidade de temporais intensos localizados, especialmente de vento, com a probabilidade de formação de frentes de rajadas.

Frentes de rajadas devem se formar na Argentina, Uruguai, Paraguai e Sul do Brasil com vento muito forte a intenso com alta probabilidade de danos localizados | MATIAS MEDEROS/ARQUIVO

A frente fria começa a ingressar pelo Oeste e o Sul gaúcho entre o final da madrugada e a manhã deste domingo, avançando pelo Rio Grande do Sul ao longo do dia. No final do domingo, a frente já atinge o Oeste do Paraná e o Oeste e o Meio-Oeste catarinense.

Como consequência, o dia de maior risco de tempo severo no Rio Grande do Sul é justamente este domingo, que vai começar com sol e calor na maioria das regiões e terá a mudança do tempo da tarde para a noite na maioria das cidades. Modelos indicam a virada do tempo em Porto Alegre entre o meio e o fim da tarde com risco de chuva forte de curta duração e possibilidade de rajadas de vento forte.

Partes de Santa Catarina e do Paraná podem ter chuva e temporais isolados da tarde para a noite do domingo antes mesmo da chegada da frente fria por conta da formação de áreas de instabilidade pré-frontais. Até o fim do dia, o sistema frontal provoca chuva e tempestades localizadas no Oeste e Meio-Oeste catarinense e no Sudoeste do Paraná.

Na segunda-feira, a frente segue progredindo para o Norte e ainda traz instabilidade com chuva e risco de temporais principalmente entre o Norte gaúcho e o Paraná com a linha frontal de maior instabilidade se deslocando de Oeste para Leste.

A segunda será ainda o dia de maior risco de temporais por conta da frente fria em estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil. O sistema frontal avançará pelas duas regiões com nuvens carregadas que trarão chuva localmente forte e possibilidade de temporais de vento e granizo no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás, São Paulo e parte de Minas Gerais.

Embora ocorram temporais com granizo de variado tamanho e chuva isoladamente forte a intensa, o maior risco com o deslocamento da frente fria pelo Centro-Sul do Brasil será a ocorrência de vendavais isolados e que, em pontos isolados, podem ser fortes a intensos com rajadas de vento perto e/ou acima de 100 km/h.

O mapa abaixo mostra a projeção de vento máximo até às 21h de segunda pelo modelo de alta resolução WRF da MetSul inicializado com o modelo europeu. No mapa, vê-se algumas áreas com vento muito forte, perto e acima de 100 km/h. Não necessariamente estes vendavais vão ocorrer onde exatamente o modelo mostra, mas o indicativo de vento isolado muito forte é altamente sugestivo de vendavais isolados fortes.

METSUL

O Instituto Nacional de Meteorologia, órgão oficial de previsão do tempo do governo brasileiro, emitiu um alerta vermelho de tempestades para a Campanha, Oeste, Centro e Noroeste do Rio Grande do Sul, Oeste e Meio-Oeste catarinense, Oeste do Paraná e o Sudoeste do Mato Grosso do Sul.

Apesar da tendência de vendavais isolados fortes e mesmo severos, a MetSul reitera que o cenário é distinto do dia 7 de novembro e que não apresenta a mesma gravidade do evento de tempestades da ciclogênese da última semana.

Frente fria trará tempo severo na Argentina

O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) da Argentina emitiu alerta de tempo severo para a noite deste sábado e a madrugada de domingo em Entre Ríos, Buenos Aires, La Pampa, Santa Fe, Córdoba, San Luis, Mendoza e San Juan. Segundo o SMN, a região poderá registrar chuva e temporais de variada intensidade, com granizo, rajadas de até 90 km/h e intensa atividade elétrica. Dados analisados pela MetSul apontam um alto risco de frentes de rajadas com vendavais que podem ter rajadas próximas e acima dos 100 km/h.

Uruguai pode ter vendavais isolados intensos

O Instituto Uruguaio de Meteorologia (Inumet) emitiu alerta que uma massa de ar quente, úmida e instável deve gerar temporais, alguns localmente fortes, na tarde deste sábado (ao norte do Rio Negro.

A situação se agrava a partir da noite, com o avanço da frente fria do Sudoeste para o Nordeste do país, favorecendo a formação de tempestades muito fortes e, em pontos isolados, severas. Os fenômenos mais significativos, conforme o Inumet, são esperados no Litoral Oeste, Centro-Sul e no Leste.

Nas áreas atingidas, o instituto destaca o risco de rajadas de vento muito fortes, intensa atividade elétrica, queda de granizo e chuva localmente abundante. Modelos de alta resolução da MetSul apontam alta probabilidade de vento isolado extremamente forte com risco de “turbonadas” em que as muito localmente as rajadas podem atingir 100 km/h a 130 km/h.

Frente fria pode provocar muitos vendavais no Paraguai

A Dirección de Meteorología e Hidrología do Paraguai emitiu um alerta destacando que o avanço de frente fria pelo país neste domingo favorecerá chuva e tempestades. Para a MetSul, o Paraguai é um países que mais pode ser afetado por tempo severo. Modelos analisados pela MetSul Meteorologia indicam alto potencial de vendavais fortes e intensos com dados em diversos pontos do Centro-Sul do país. Isoladamente, os vendavais podem ter rajadas com força destrutiva com estragos.

Anúncios