Anúncios

Frente fria que avança para o Sul do Brasil e chega ao Rio Grande do Sul nesta sexta (22) provoca nesta quinta (21) temporais, alguns fortes a severos, tanto de vento como de granizo em províncias do Centro da Argentina.

Frente fria avança pela Argentina com chuva, vendavais e granizo | JULIAN CASTRO/X

A região central da Argentina enfrenta está sob alerta amarelo por temporais emitido pelo Serviço Meteorológico Nacional (SMN). O aviso atinge grande parte da província de Buenos Aires, a Cidade Autônoma de Buenos Aires (CABA) e áreas de Entre Ríos, Santa Fe, Córdoba, La Rioja e San Luis.

Segundo o SMN, a instabilidade deve avançar com chuvas e temporais de intensidade variada, alguns localmente fortes. As tempestades podem provocar grande volume de água em curto período, raios frequentes, rajadas acima de 75 km/h e queda isolada de granizo. Os acumulados previstos variam entre 40 mm e 70 mm, com possibilidade de marcas ainda maiores em pontos isolados.

No Leste da província de Buenos Aires, incluindo a área metropolitana de Buenos Aires, também são esperados ventos do quadrante Sul entre 30 km/h e 50 km/h, com rajadas que podem atingir 75 km/h.

Na Grande Buenos Aires, a chuva começou durante a tarde e deve ganhar força nesta noite com probabilidade de temporais. A tendência é de que a instabilidade enfraqueça na madrugada desta sexta-feira, quando passam a ocorrer chuviscos.

Além de Buenos Aires, há alerta para setores de Entre Ríos, Santa Fe, Córdoba, La Rioja e San Luis, onde a condição de tempo severo persiste até a noite de hoje e madrugada desta sexta-feira.

Temporais já atingem a Argentina

O calor extremo desta quinta-feira em Córdoba, com temperaturas que superaram os 40°C, deu lugar a uma mudança brusca no tempo à tarde, quando fortes tempestades e queda de granizo atingiram várias localidades do interior da província.

O episódio mais intenso ocorreu por volta das 16h45, na região de Pedro Funes, onde moradores relataram granizo, vento forte e chuva intensa. Outras cidades também registraram granizo, como Pasco, Calchín e Hernando.

Na cidade de Córdoba, após uma tarde sufocante que alcançou 40,3°C na região do Arco de Córdoba, um vendaval com nuvem de poeira chegou perto das 19h, reduzindo a visibilidade. O aeroporto registrou rajada de 81 km/h em Córdoba.

Na província de Santa Fé, a frente fria chegou com chuva forte a intensa e ventania na cidade de Rosário no final da tarde desta quinta-feira. As rajadas de vento no aeroporto de Rosário atingiram 78 km/h.

Frente fria chega menos intensa ao Brasil

Tal como já destacado pela MetSul Meteorologia, a frente fria deve chegar com menor intensidade e mais desorganizada ao Sul do Brasil, onde a atmosfera está muito seca.

O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta sexta, mas a frente fria traz mudanças no tempo no decorrer do dia. A frente instabiliza o tempo com chuva ainda de manhã em pontos do Oeste e do Sul. No decorrer do dia, avança pelo estado.

O sistema será pouco ativo, o que fará com que a chuva seja muito irregular e em parte do estado sequer chova, como em pontos mais ao Noroeste e ao Norte gaúcho. Muito isoladamente, a chuva pode ser forte e qualquer temporal será isoladíssimo.

A MetSul alerta que a chegada da frente será acompanhada de rajadas de vento, em média, de 50 km/h a 70 km/h, sobretudo no Sul e no Leste do estado. Em alguns pontos, o vento pode ser mais forte.

Anúncios