Uma sequência de fortes temporais provocou estragos e transtornos em várias regiões da Argentina entre a tarde de ontem e a madrugada desta sexta-feira. O tempo severo castigou principalmente as províncias de Córdoba e Buenos Aires, com queda de granizo de grande tamanho, ventos próximos de 100 km/h e chuva intensa em curtos períodos.

Granizo médio a grande por frente fria no Centro da Argentina | REDES SOCIAIS
Em Córdoba, o Serviço Meteorológico Nacional havia emitido alerta por tormentas fortes e eventual queda de granizo para os departamentos de General Roca, Juárez Celman e Presidente Roque Sáenz Peña. Minutos depois, moradores de Vicuña Mackenna relataram uma forte granizada, com pedras de gelo do tamanho até de uma bola de tênis. O granizo provocou danos em veículos, telhados e lavouras em áreas rurais.
Outras localidades do sul de Córdoba, como Jovita, também registraram chuva e ventos fortes depois de horas de intenso calor. O temporal interrompeu o trânsito em trechos urbanos e rurais e foi amplamente documentado por moradores nas redes sociais.
No Centro e Norte da província de Córdoba, as tempestades continuaram ao longo da noite, com atividade elétrica intensa e acumulados expressivos de chuva, antecedendo a chegada de uma massa de ar frio que deve derrubar as temperaturas nesta sexta-feira.
Mais ao Sul, na província de Buenos Aires, o temporal chegou com força nas últimas horas de quinta-feira. A cidade de Junín foi uma das mais atingidas, com rajadas de até 90 km/h, queda de árvores, destelhamentos e apagões em pelo menos quinze bairros. Parte do forro de um supermercado desabou e ruas ficaram alagadas.
O intendente (prefeito) Pablo Petrecca decretou situação de emergência e mobilizou equipes municipais, bombeiros e a Defesa Civil para auxiliar a população. Três famílias precisaram de assistência, e uma delas foi levada a um abrigo temporário, embora não tenham sido registrados feridos.
As localidades de Chivilcoy e Ameghino também sofreram danos. Árvores e galhos caíram sobre a rede elétrica, deixando bairros inteiros sem energia. As equipes de manutenção trabalharam sob chuva e vento para restabelecer o serviço durante a madrugada.
Alertas em 13 províncias da Argentina
O Serviço Meteorológico Nacional (SMN) da Argentina mantém alertas por tempestades fortes a severas, acompanhadas de granizo, ventos intensos e chuvas localmente abundantes. Há alerta laranja para o Norte e Oeste da província de Buenos Aires.
No sábado, as condições melhoram gradualmente em Buenos Aires, embora persista o alerta amarelo para parte da província, incluindo a área metropolitana e áreas próximas a Entre Ríos e Santa Fe. As chuvas se restringem à madrugada e o vento ganha força, com rajadas que podem chegar a 60 km/h.
Além de Buenos Aires, o SMN emitiu alerta laranja para Córdoba, Santa Fe, Oeste de Entre Ríos e Sul de Santiago del Estero, onde as tormentas também poderão ser severas, com acumulados de até 100 mm em pontos isolados.
Outras províncias — como o Leste de Entre Ríos, Noroeste de Córdoba, Norte de La Pampa, Sul de San Luis, Leste de La Rioja, Catamarca, Tucumán, Chaco e Leste de Salta — estão sob alerta amarelo.
Na Patagônia, a situação é diferente: Santa Cruz e Chubut têm alerta amarelo por vento, que no sábado se estenderá a todo o território de Santa Cruz, grande parte de Chubut e até a Terra do Fogo. A entrada de ar polar deve provocar chuvas, neve e forte queda de temperatura, com mínimas entre -6°C e 0°C.
Temporais da frente fria chegam ao Sul do Brasil?
O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul nesta sexta, mas a nebulosidade aumenta no Oeste e no Sul. Não se descarta chuva em pontos do Oeste gaúcho e com menor chance em áreas próximas da fronteira com o Uruguai no final da tarde e à noite com ocasionais temporais isolados.
A grande mudança do tempo ocorre neste fim de semana, quando a frente fria avança pelo Sul do Brasil. O tempo se instabiliza com chuva ainda entre a madrugada e de manhã no sábado em pontos do Oeste. No decorrer do dia, a frente avança e leva chuva para a maioria das regiões gaúchas, exceção de localidades mais ao Norte e ao Nordeste do estado como do Alto Uruguai, Serra, Aparados da Serra e Litoral Norte que terão a chegada da chuva no domingo.
No avanço da frente fria, os volumes de chuva não serão altos na maioria das cidades, mas há risco de tempestades com rajadas de vento fortes a muito fortes quando da virada do tempo. Não se pode afastar granizo, mas de forma muito localizada e provavelmente sem o tamanho das pedras observadas na Argentina.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.
