Anúncios

Frente fria vai trazer uma segunda rodada de chuva forte e temporais para o Rio Grande do Sul e que vai se estender aos estados de Santa Catarina e o Paraná neste fim de semana, alerta a MetSul Meteorologia.

Neste momento, o Rio Grande do Sul se encontra sob a influência de uma frente quente que provoca chuva, raios e granizo no Sul e no Leste do estado enquanto no Oeste, Centro e a Metade Norte o tempo abriu com sol e calor em alguns pontos acima dos 30ºC.

O ar quente é trazido por uma corrente de jato de baixos níveis (JBN) intensa, que, além do calor em parte do estado, traz vento do quadrante Norte forte em diversas regiões do Rio Grande do Sul.

No final da tarde e noite de hoje, o tempo apresenta melhoria em áreas mais a Leste do estado, exceção do Sul, como a Grande Porto Alegre, e a temperatura se eleva com o vento Norte, mas não faz 30ºC nesta tarde na área metropolitana.

No fim do dia, com a aproximação de uma massa de ar frio que avança do Chile, onde provocou rara ocorrência de neve em Santiago, uma frente fria se ativa no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul com chuva e temporais.

No decorrer do sábado, impulsionada pela massa de ar frio, o sistema frontal avança de Sul para Norte no território gaúcho com chuva, que pode ser forte, e risco de novas ocorrências de temporais.

Em Porto Alegre e região, a frente fria chega entre o final da madrugada e o começo da manhã depois de um começo de sábado com vento Norte, tempo firme e temperatura alta para o período noturno.

Até o final do sábado, a frente alcança ainda áreas de Santa Catarina, especialmente mais a Oeste, e pontos do Sudoeste do estado do Paraná.

Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva do modelo do Centro Europeu para a madrugada, manhã, tarde e noite deste sábado no Sul do Brasil. Este e outros mapas de chuva podem ser acessados pelo nosso assinante (assine aqui) na seção de mapas.

METSUL

No domingo, a frente fria ainda traz chuva para pontos do Norte e do Nordeste gaúcho, especialmente no Alto Uruguai, Serra e Litoral Norte, enquanto na maior parte do estado o tempo melhora com chegada de ar seco e frio.

O sistema frontal provoca instabilidade no domingo também em várias regiões de Santa Catarina, além de localidades do Sul e do Oeste do território paranaense.

Mudam as características do temporais

Rio Grande do Sul hoje está sob influência de uma frente quente que avançou de Noroeste para Sudeste e amanhã será afetado por uma frente fria que se deslocará de Sul para Norte, o que vai mudar o perfil de risco de tempestades.

Uma frente quente ocorre quando uma massa de ar quente avança sobre uma região dominada por ar mais frio. Como o ar quente é menos denso, ele sobe de maneira lenta e gradual sobre o ar mais frio, formando nuvens com instabilidade.

Já a frente fria acontece quando uma massa de ar frio avança sobre uma região de ar quente. Aí, o ar frio, mais pesado e denso, força o ar quente a subir rapidamente, o que favorece a formação de nuvens de grande desenvolvimento vertical.

Quando frente quente atua no Rio Grande do Sul, os principais efeitos são chuva forte, granizo em muitos locais e uma enorme quantidade de raios. Frente frias precedidas por ar muito quente têm como maior risco chuva forte e vento, com menos raios, embora possam ocorrer episódios isolados de granizo.

Não são antecipados vendavais generalizados, mas podem ocorrer episódios pontuais de vento forte a muito forte com danos. Devido à divergência de vento pela corrente de jato, há um risco de tornados, em particular na Metade Norte, entre o Planalto e a Serra.

Frente fria trará queda de temperatura

A frente fria que vai avançar neste sábado trará uma queda enorme da temperatura. Depois do forte calor da tarde de hoje em parte do estado e das temperaturas altas na madrugada e começo da manhã do sábado no Norte e no Nordeste gaúcho, as marcas nos termômetros vão despencar.

Mapa de anomalias  de temperatura (desvio da média) na noite de hoje e na noite de sábado | METSUL

Isso porque vai ingressar uma massa de ar frio de trajetória continental a partir do Oeste e que nesta sexta-feira provocou neve em parte da cidade de Santiago do Chile, onde o fenômeno não é comum.

Por isso, as máximas do sábado ocorrem no começo do dia, até com calor em pontos do território gaúcho na madrugada, e as mínimas vão se dar no final do sábado, quando os termômetros devem indicar temperaturas perto e pouco abaixo de 10ºC na maioria das cidades gaúchas, inclusive em Porto Alegre.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.