Anúncios

Frente fria muda o tempo no Rio Grande do Sul e traz chuva para todas as regiões neste começo de semana com pancadas localmente fortes e risco de temporais isolados | IARA PUNTEL

Uma frente fria muda o tempo no Rio Grande do Sul neste começo de semana com chuva e queda de temperatura depois de um sábado marcado pela presença do sol na maior parte do estado e com temperatura muito alta para esta época do ano.

Na rede oficial do Instituto Nacional de Meteorologia, as máximas deste sábado foram de 31,0ºC em Campo Bom e 30,4ºC em Porto Alegre (Jardim Botânico). Grande parte do interior anotou entre 27ºC e 29ºC nas estações oficiais.

Com a marca de hoje, Campo Bom chegou a cinco dias neste mês com máximas acima de 30ºC. Desde o começo das observações em 1984, somente em junho de 2001 havia sido alcançado o número de cinco dias.

A temperatura máxima de hoje oficial em Porto Alegre de 30,4ºC ficou por demais acima da normal histórica desta época do ano. Considerando a climatologia, a máxima de hoje ficou 10,1ºC acima da média máxima histórica de junho na capital de 20,3ºC.

Foi o quarto dia em junho com 30ºC ou mais no Jardim Botânico. No dia 14, a máxima chegou a 32,4ºC, a mais alta já observada em junho em Porto Alegre desde o começo dos registros em 1910.

A média máxima na capital gaúcha nos 22 dias de junho até agora está em 24,8ºC logo impressionantes 4,5ºC acima da média máxima histórica de junho de 20,3ºC, pela série 1991-2020.

No interior e Grande Porto Alegre, estações automáticas particulares indicaram 32,2ºC em Taquara; 31,4ºC em Montenegro; 31,2ºC em Teutônia; 31,1ºC em Santa Cruz do Sul; 30,7ºC em Venâncio Aires; 30,6ºC em Feliz; 30,5ºC em Gravataí; 30,4ºC em São Leopoldo e Três Coroas; 30,3ºC em Portão; e 30,1ºC em Nova Santa Rita.

Mas tem mudança do tempo a caminho por uma frente fria que avança pelo Rio Grande do Sul entre hoje e amanhã. O tempo já se instabilizou na Metade Sul com chuva e na noite de hoje e na madrugada do domingo a chuva alcança mais locais do estado.

A chuva na primeira metade do domingo vai afetar diversas regiões gaúchas, sobretudo pontos do Centro, Sul e o Leste gaúcho, ou seja, a instabilidade será maior na Metade Norte. Não chega a chover em todo o estado.

As nuvens de chuva, então, devem se deslocar para o mar e o sol deve aparecer com nuvens em muitos pontos do Rio Grande do Sul e a temperatura se eleva com tempo abafado.

Com o tempo quente e abafado, novas áreas de instabilidade se formam no decorrer do domingo, especialmente da tarde para a noite, em pontos de diversas regiões com pancadas de chuva.

Alerta-se que, isoladamente, tanto na noite deste sábado na Metade Sul como durante o domingo em mais pontos do Rio Grande do Sul, podem ocorrer pancadas localmente fortes de chuva com raios e risco de temporais isolado de vento forte e granizo, mas, no geral, os volumes de chuva não tendem a ser elevados.

Na segunda, muitas nuvens e chuva, localmente forte, na Metade Norte com queda de temperatura. Massa de ar frio traz temperatura baixa no Sul do estado, onde o tempo vai melhorar com sol, nuvens e momentos de maior nebulosidade. O vento sopra de Sul, moderado a forte sobre a Lagoa dos Patos, e deve elevar o nível do Guaíba.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.