O último fim de semana de setembro terá a passagem de uma frente fria com previsão de chuva no Rio Grande do Sul. O primeiro mês do trimestre da primavera climática do dia 1° até agora já tem acumulados ao redor e acima da média histórica na grande maioria das regiões.
Em Porto Alegre segundo dados do Instituto Nacional de Meteorologia já choveu 192 mm enquanto a média histórica mensal do mês é de 148 mm. Em diversas cidades o acumulado até agora passou de 240 mm, como em Alegrete, São Borja, Tupanciretã, Caxias do Sul entre outras.
No fim de semana com o avanço de uma frente fria a expectativa é de pancadas de chuva que começarão pelo Oeste durante o sábado. Simultaneamente o tempo fica aberto com sol e aquecimento em partes do Centro e Leste. O vento será persistente com rajadas moderadas no pontos onde a chuva ainda não chega.
De uma forma geral os modelos projetam grande irregularidade na distribuição da quantidade de precipitação, porém pontualmente poderá chover forte. A projeção do modelo de alta resolução rodado pela MetSul Meteorologia WRF, inicializado pelo americano , indica que alguns pontos poderá chover com volumes expressivos em partes do Norte com previsão de 20 a 50 mm. Em alguns pontos poderá chover entre 50 e 70 mm.
Por outro lado, o campo de refletividade do modelo WRF indica que a instabilidade chega pelo Oeste e ao redor das 12h já tende a tomar conta da Metade Oeste do território gaúcho. Os pontos de cor vermelha representam os pontos de chuva forte. Essa variável indica a intensidade em que a chuva irá avançar de hora em hora. Esse mapa você encontra na sessão de assinantes. Temporais isolados com raios e granizo poderão ocorrer de forma muito localizada.
Já no segundo mapa a direita, a projeção para as 18h de sábado indica que a chuva avança mais entre a zona Sul, Central e Noroeste. Em geral, os tons de verde e amarelo indicam chuva fraca a moderada, com alguns núcleos de forte intensidade (em vermelho).
Posteriormente ao redor da meia noite (mapa da esquerda inferior) a instabilidade se espalha e atinge partes do Norte e Leste do Estado, incluindo a região metropolitana.
Por fim a última imagem da direita (canto inferior) mostra a previsão para as 9h da manhã de domingo. Interessante destacar que a chuva alcança o Oeste de Santa Catarina e metade oeste do Paraná. Ao mesmo tempo o melhora com aberturas de sol na Metade Oeste do Rio Grande do Sul, ou seja, a chuva terá duração de algumas horas no sábado com predomínio de sol no domingo.