Frente fria vai avançar pelo Rio Grande do Sul durante o domingo com chuva e risco de temporais isolados, alerta a MetSul Meteorologia. O sistema frontal vai pôr fim a uma sequência de uma semana de dias de tempo firme no estado.
Este sábado, porém, ainda terá tempo firme em todo ou quase todo o Rio Grande do Sul. O sol vai aparecer, mas acompanhado de nebulosidade, que deve ser formada por nuvens altas e médias.
Qualquer instabilidade, se ocorrer, será isolada e mais concentrada no Oeste e no Sul gaúcho, onde se espera maior aumento da quantidade de nuvens no decorrer do dia, em especial da tarde para a noite.
Uma massa de ar quente segue atuando no território gaúcho neste sábado e o dia vai ser quente para os padrões do mês de maio, com máximas à tarde ao perto, ao redor e acima de 30ºC em muitas cidades.
No domingo, entretanto, se projeta uma mudança no tempo no Rio Grande do Sul com o deslocamento da frente fria pelo estado ao longo do dia, trazendo muitas nuvens e chuva até o fim do período para a maioria das cidades gaúchas.
Apesar da mudança prevista no tempo no domingo, o sol chega a aparecer com nuvens em parte do estado. A temperatura se eleva mais no Nordeste gaúcho, onde a chuva vai chegar mais tarde e de forma irregular. Por isso, o domingo será ainda quente em cidades dos vales, Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte.
A chuva associada à frente fria atinge inicialmente setores do Oeste e do Sul do estado entre a madrugada e de manhã. Da tarde para a noite, a instabilidade avança e alcança outras áreas do território gaúcho.
Os mapas a seguir mostram as projeções de chuva e pressão atmosférica do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) para a madrugada, manhã, tarde e noite do domingo. Este e outros modelos com projeções de chuva podem ser consultados em nossa seção de mapas (basta clicar aqui para ter acesso).

METSUL

METSUL

METSUL

METSUL
Como se observa na sequência de mapas do modelo ECMWF, a máxima atividade do sistema frontal deve se dar em cidades do Oeste, do Centro e do Sul do Rio Grande do Sul no domingo.
À medida que a frente avança para Norte e o Nordeste do estado, a frente enfraquece e os acumulados de chuva diminuem. Por isso, os maiores volumes de chuva – e que não devem ser muito altos na maior parte das cidades – devem ocorrer nas Metades Oeste e Sul gaúcha.
Mais ao Norte e o Nordeste do estado, o que inclui a Grande Porto Alegre, espera-se a instabilidade mais para o fim da tarde e a noite do domingo. Com a frente mais fraca e menos organizada, a chuva tende a ser irregular e o cenário de não chover em alguns pontos não é afastado.
Uma vez que a frente terá ar quente em sua dianteira, há risco de alguns temporais de caráter isolado com queda ocasional de granizo e rajadas de vento de 60 km/h a 80 km/h e isoladamente superiores.
Não se trata de um risco alto de tempo severo e em muitas cidades, mas apenas pontual. A temperatura alta precedendo a frente no Norte e no Nordeste gaúcho, porém, agrava o risco de episódios localizado de vento forte.
Este sistema frontal, já que enfraquece bastante, deve ter pouca ou nenhuma influência na maior parte das cidades de Santa Catarina e do Paraná. Chance maior de instabilidade no Oeste dos dois estados. No Sudeste do Brasil, o começo da semana que vem terá sol, nuvens e calor para esta época do ano.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.