Uma frente fria vai mudar o tempo no Sul do Brasil entre amanhã e quarta-feira com chuva e risco de temporais isolados nos três estados da região. O sistema frontal será de lento deslocamento com a instabilidade alcançando algumas áreas somente durante a quarta-feira.
Embora instabilidade pré-frontal já traga chuva isolada nesta segunda-feira para pontos do Sul do Rio Grande do Sul, o tempo começa a mudar de forma mais ampla e com chuva em maior número de cidades nesta terça-feira.
Um sistema frontal ganha atividade ainda entre a madrugada e de manhã no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul com chuva e trovoadas. Nas demais regiões, o sol ainda aparece com nuvens e a temperatura se eleva rapidamente com vento Norte e fumaça vinda do Norte da América do Sul.
No decorrer do dia, a frente segue atuando mais no Oeste e no Sul, o que vai permitir que a temperatura se eleve acentuadamente na Metade Norte com muito calor em locais do Noroeste e do Norte gaúcho.
Com o passar das horas, à medida que a frente migra lentamente para Norte, nuvens aumentam e a chuva deve alcançar várias cidades do Centro e pontos da Metade Norte, mas em algumas cidades mais ao Norte gaúcho a terça-feira ainda termina sem registro de chuva e apenas com calor.
Na quarta-feira, a frente ganha atividade novamente sobre a Metade Norte do Rio Grande do Sul e já traz chuva para pontos de Santa Catarina e do Paraná. Na Metade Sul gaúcha, a instabilidade diminui, apesar de que em alguns pontos ainda deve chover. No Oeste, o tempo começa a firmar.
Na quinta, a frente se desloca mais para o Norte e perde atividade. Chove de forma isolada em vários pontos de Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso do Sul e parte de São Paulo, mas o tempo já melhora em áreas dos estados paranaense e catarinense. No Rio Grande do Sul, o tempo firme predomina.
Veja o deslocamento da frente fria
Os mapas a seguir de pressão e chuva do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), disponível ao nosso assinante na seção de mapas (assine aqui), mostram a evolução do sistema frontal pelo Sul do Brasil amanhã e na quarta-feira.
Como se observa nos mapas, a perspectiva é de chover nos três estados do Sul com a instabilidade concentrada durante o Rio Grande do Sul na terça e alcançando Santa Catarina e Paraná durante a quarta-feira.
Volumes de chuva e temporais
A passagem da frente fria não deve trazer volumes excessivos de chuva para o Sul do Brasil, embora possam ser um pouco altos em algumas localidades com marcas perto e acima de 50 mm, sobretudo na Metade Norte gaúcha.
O mapa acima mostra a projeção de chuva do modelo meteorológico alemão Icon até quinta-feira. Este modelo também pode ser consultado pelo assinante na seção de mapas do site da MetSul.
A projeção deixa evidente que não haverá acumulados excessivos ou extremos, assim não se espera uma repetição do que se viu na semana passada na Metade Sul, quando caíram mais de 300 mm em algumas localidades. Como o Sul do estado não deve ter altos volumes, não se espera um agravamento substancial de cheias de rios que ainda ocorrem na região.
O risco de tempo severo também é menor do que na última semana, embora não se afaste o risco de temporais. Como a frente vai avançar numa atmosfera muito aquecida, há risco de tempestades de granizo e vento forte, mas tendem a ser localizadas nos três estados do Sul e ocasionalmente fortes a severas de forma muito isolada.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.