Uma frente fria muda o tempo em parte do Rio Grande do Sul da tarde para a noite desta quarta-feira (7) com chuva que será irregular e ainda a possibilidade de alguns temporais isolados em que o maior risco será a ocorrência de vendavais localizados.

Frente fria já provoca temporais no Uruguai e que vão avançar para o Rio Grande do Sul na tarde e noite desta quarta-feira | PURO GRÃO
Salientamos que não se trata de uma frente fria intensa, tanto que a temperatura não muda muito nos próximos dias e o tempo deve seguir quente, mas o sistema frontal deve gerar forte instabilidade isolada por conta da massa de ar aquecida em sua dianteira.
Na manhã desta quarta, o sol aparecia em quase todo o Rio Grande do Sul, mas imagens de radar já mostravam núcleos isolados com chuva na Fronteira Oeste e no Norte do Uruguai.
Na tarde desta quarta, o sol aparece com nuvens ainda na maioria das regiões, porém o tempo começa a mudar com aumento de nebulosidade e chuva em pontos do Oeste e do Sul do estado.
Até o fim do dia, a instabilidade deve alcançar outros pontos do estado, como o Centro gaúcho, mas a frente não vai levar chuva a todo o Rio Grande do Sul nesta quarta e parte do estado terminará o dia sem qualquer registro de precipitação.
Uma vez que a frente deve perder intensidade e organização ao alcançar a Metade Norte gaúcha, setores mais ao Norte e ao Nordeste gaúcho não devem ter chuva ainda durante esta quarta com a manutenção do tempo firme e quente.
Onde o tempo vai mudar, há risco de chuva localmente forte de curta duração e de temporais isolados com possibilidade de vendavais. O risco de tempestades localizadas hoje é maior em pontos do Oeste, Centro e do Sul do estado.
Uma vez que a instabilidade na segunda metade do dia vai se dar sob temperatura alta, cresce o risco de tempo severo isolado. Grande parte do território gaúcho registrava mais de 30ºC no final da manhã desta quarta com registros de até 33ºC a 34ºC em algumas cidades.
A mudança do tempo desta quarta marca o começo de um período de instabilidade que deve persistir ao menos até o começo da semana que vem. O ar frio e seco do fim de semana deixa de atuar, enquanto ar tropical quente e úmido volta a atuar, favorecendo chuva e temporais isolados.
Com isso, os próximos dias terão chuva no Rio Grande do Sul intercalada com momentos de sol, nuvens e calor. As pancadas de chuva devem ocorrer na maioria dos dias mais da tarde para a noite e podem ser isoladamente fortes e com risco de temporais localizados.
