Um frente fria começou a ingressar no Rio Grande do Sul pelo Oeste do estado no final da madrugada deste domingo e vai avançar pelo território gaúcho ao longo do dia com chuva, raios e o risco de temporais isolados em que não se pode descartar granizo e vento forte localizado, alerta a MetSul Meteorologia.

Imagem de satélite do GOES-19 das 9h deste domingo mostra a frente fria ingressando a partir do Oeste do Rio Grande do Sul | METSUL
Esta frente fria trouxe nas últimas horas tempestades localizadas com rajadas de vento e granizo de variado tamanho em províncias do Centro da Argentina e no Uruguai. Em alguns pontos dos países vizinhos, as tempestades isoladas foram severas.
Entre 6h e 7h deste domingo, o sistema frontal começou a ingressar no Oeste do Rio Grande do Sul, trazendo chuva e temporal. A estação do Instituto Nacional de Meteorologia em Quaraí registrou ao amanhecer rajadas de vento de 97 km/h, quando da chegada da frente à fronteira com o Uruguai. A temperatura despencou para 15ºC com a chuva e o vento.
Em Santa Maria, uma corrente de jato em baixos níveis que acompanha a frente traz vento do quadrante Norte quente e seco, por vezes com rajadas fortes, desde a madrugada. Por efeito da interação do vento Norte com o relevo, a temperatura na madrugada chegou a 26ºC na cidade do Centro gaúcho.
A chuva acumulada em estações meteorológicas até às 9h da manhã deste domingo foi de 45 mm em Itaqui, 34 mm em Uruguaiana, 32 mm em Maçambará, 30 mm em Barra do Quaraí, 22 mm em Alegrete e 20 mm em São Francisco de Assis.
Apesar da mudança em curso do tempo neste domingo, o sol chega a aparecer com nuvens em parte do estado. A temperatura se eleva mais no Nordeste gaúcho, onde a chuva vai chegar mais tarde e de forma irregular.
Por isso, o domingo será ainda quente em cidades da Grande Porto Alegre, dos Vales e do Litoral Norte com máximas em diferentes pontos ao redor e acima dos 30ºC. No meio da manhã de hoje já havia locais com mais de 27ºC pela influência do jato de baixos níveis que traz ar quente.

Mapa mostra forte corrente de jato baixos niveis sobre o Rio Grande do Sul que traz vento Norte e ar quente com calor antes da chegada da frente fria | METSUL
A chuva associada à frente fria atinge inicialmente setores do Oeste, do Sul e parte do Centro do estado nesta manhã de domingo. Da tarde para a noite, a instabilidade avança e alcança outras áreas do território gaúcho.
À medida que a frente avança para Norte e o Nordeste do estado, a frente enfraquece e os acumulados de chuva diminuem. Por isso, os maiores volumes de chuva hoje – e que não devem ser muito altos na maior parte das cidades – devem ocorrer nas Metades Oeste e Sul gaúcha enquanto na Metade Norte gaúcha deve chover pouco na maioria das localidades, embora possa ter chuva forte localizada de curta duração.
Mais ao Norte e o Nordeste do estado, o que inclui a Grande Porto Alegre, espera-se a instabilidade chegando no decorrer da tarde ou no máximo no começo da noite. Com a frente mais fraca e menos organizada, a chuva tende a ser irregular e o cenário de não chover em alguns pontos mais ao Nordeste gaúcho não é afastado.
A sequência de quatro mapas a seguir do nosso modelo de alta resolução WRF mostra a projeção de evolução da frente fria no Rio Grande do Sul nos quatro turnos deste domingo em que se observa como a frente chega com maior atividade no Oeste e no Sul no começo do dia agora e depois perde organização ao avançar para Norte pelo estado da tarde para a noite.

METSUL
Uma vez que a frente tem ar quente em sua dianteira, com calor principalmente no Norte e no Nordeste do estado, há risco de a frente chegar em diferentes locais com rajadas de vento forte de 60 km/h a 80 km/h e isoladamente superiores perto de 100 km/h. Com a atuação da corrente de jato de baixos níveis, fenômenos severos muito isolados de vento não são afastados, apesar do risco ser marginal.
Uma condição possível ou mesmo provável em ponto do Norte e do Nordeste do Rio Grande do Sul na tarde e noite de hoje é a frente chegar com pouca ou nenhuma chuva, mas acompanhada de vento moderado a forte e isoladamente mais intenso, ou seja, uma virada do tempo mais com vento do que com chuva.
Como consultar os mapas
Todos os mapas deste boletim e de vários outros modelos, os principais em operação na Meteorologia mundial e os mais recentes de inteligência artificial, podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.