Frente fria avança neste sábado pelo Rio Grande do Sul e leva chuva para a maioria das regiões do estado no decorrer do dia, podendo ser localmente forte, alerta a MetSul Meteorologia. A instabilidade encerra a onda de calor de quase uma semana e traz alívio para milhões de gaúchos.

METSUL/NOAA/NASA
A imagem do satélite meteorológico GOES-19 da madrugada deste sábado mostrava a frente se intensificando sobre o território gaúcho com a formação de nebulosidade mais desenvolvida ao encontrar a massa de ar quente.
De acordo com a nossa previsão, a frente fria atua no Rio Grande do Sul com maior influência ao longo deste sábado no Leste do estado, onde se espera ocorram os mais altos volumes de precipitação.
Já chove desde a madrugada e o começo da manhã em pontos do Sul e do Centro gaúcho e com o avanço do sistema a instabilidade afeta mais da tarde para a noite vários pontos da Metade Norte do estado.
No Sul do Rio Grande do Sul, onde o dia começa com chuva, especialmente em áreas de Bagé e Pelotas para o Norte, o tempo melhora ao longo do sábado e o sol aparece com nuvens.
Alertamos que a chuva em setores do entorno da Lagoa dos Patos, Grande Porto Alegre e Litoral Norte pode ser localmente forte com volumes isolados elevados com risco de alagamentos pontuais. Porto Alegre está entre as áreas de risco, assim, de chuva por vezes moderada a forte neste sábado.
Enfatizamos que a chuva hoje no Rio Grande do Sul, no entanto, deve ser irregular e muito mal distribuída. Tanto que sequer deve chover em algumas cidades, especialmente do extremo Sul e do Oeste do estado.
A temperatura estará muito menor que nos últimos dias na maior parte do estado gaúcho, mas áreas do Oeste e do Noroeste localizadas perto da Argentina seguem com calor neste sábado.
Como fica o tempo amanhã com o afastamento da frente fria
O sol aparece com nuvens no Rio Grande do Sul neste domingo e não chove em quase todas as cidades do estado com o afastamento da frente fria. Não se afasta chuva isolada de verão da tarde para a noite no Norte e Nordeste do estado, sobretudo entre a Serra, o Planalto Médio e o Alto Uruguai.
Após um amanhecer ameno na maioria das cidades, a temperatura sobe rapidamente. Na maior parte do estado, a tarde é um pouco quente com marcas perto e ao redor de 30ºC. No Oeste e no Noroeste, a tarde terá calor mais forte com máximas de até 33ºC a 34ºC em algumas cidades.
E no começo da semana?
Os dados indicam que o sol predomina no Rio Grande do Sul no começo da semana, mas pode ter instabilidade isolada com maior chance de chuva localizada típica de verão na Metade Leste gaúcha. A temperatura volta a se elevar com calor, que será mais intenso no Oeste e no Noroeste do estado.
