Uma frente fria chegou ao Rio Grande do Sul e começou a mudar o tempo no estado durante as primeiras horas desta quinta-feira, trazendo muita nebulosidade e vento com queda da temperatura em parte do território gaúcho, incluindo Porto Alegre.
A imagem de satálite do começo da manhã mostrava a frente na costa, gerando aumento de nebulosidade. Muitas nuvens baixas e médias são esperadas no Sul e no Leste gaúcho com céu de nublado a encoberto hoje por conta da atuação da frente fria. Estas serão as regiões mais afetadas pela passagem da frente pela costa.
A virada do tempo é essencialmente seca e com a rotação do vento para Sul com rajadas em média de 40 km/h a 50 km/h em alguns locais do Sul e do Leste gaúcho, mas que passou de 60 km/h na Barra do Chuí. O máximo que pode ocorrer em termos de precipitação é alguma garoa isolada.
Ar ameno junto à frente traz queda de temperatura e o calor cede na maioria das cidades, mas o ar quente persiste no Norte e no Noroeste gaúcho. Com isso, à tarde, haverá cidades com frio de 13ºC no Sul gaúcho enquanto no Noroeste haverá pontos com 30ºC, ou seja, inverno e verão ao mesmo tempo no estado.
Em Porto Alegre, onde a quarta-feira terminou com tempo aberto e ar quente, o tempo mudou radicalmente na madrugada desta quinta com o ingresso de muitas nuvens baixas que fecharam o tempo na capital.
No decorrer do dia, a nebulosidade vai predominar em Porto Alegre com céu encoberto e vento fraco a por vezes moderado. Não se pode afastar garoa, mas a tendência maior é de um dia de muitas nuvens e mais ameno com marcas abaixo de 20ºC e chegam a 15ºC à noite.
Com a chegada das nuvens e de ar mais frio, a temperatura estará à tarde cerca de 10ºC mais baixa que no dia de hoje. Ontem, as máximas na capital ficaram entre 28ºC e 29ºC e no meio da tarde desta quinta a temperatura deve estar ao redor de 18ºC a 19ºC.