Anúncios

Uma frente fria avança no final deste domingo por estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil com chuva e temporais isolados. A atividade frontal é maior no Sudeste, onde a chuva atinge muitos pontos do estado de São Paulo e com forte intensidade em vários municípios.

A imagem de satélite das 19h deste domingo mostrava a frente fria com nuvens de grande desenvolvimento vertical, capazes de gerar chuva forte a intensa com temporais de vento forte e granizo, sobre o estado de São Paulo.

Nas próximas horas, o tempo segue muito instável no estado paulista com precipitação em grande número de municípios e que, localmente, será forte a intensa com elevado risco de alagamentos. A chuva vem acompanhada de raios e trovoadas com prováveis tempestades localizadas, algumas fortes.

O avanço do sistema frontal gera áreas de instabilidade isoladas também nos estados do Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais, mas a chuva é mal distribuída, embora forte e com risco de tempestades localizadas.

Nesta segunda-feira, a frente fria segue gerando instabilidade nos estados do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil, mas, assim como hoje, a chuva tende a ser irregular no Mato Grosso do Sul, Mato Grosso, Goiás e Minas Gerais.

São Paulo terá outra vez chuva mais ampla com instabilidade em um grande número de municípios e forte em alguns pontos, especialmente na primeira metade do dia, quando a atuação da frente será maior. A cidade de São Paulo, por exemplo, terá um dia chuvoso.

A frente fria muda o tempo nesta segunda também em pontos do Rio de Janeiro. A nebulosidade aumenta no estado fluminense e o tempo se instabiliza com chuva, vento e queda de temperatura em diversas cidades.

Em Minas Gerais, as áreas de instabilidade isoladas trazem chance de chuva, sobretudo da tarde para a noite, tanto na segunda como na terça em Belo Horizonte, mas uma vez que serão núcleos de chuva localizados no estado não é elevada a probabilidade de se registrar chuva nos dois dias.