Anúncios

A MetSul Meteorologia alerta que parte do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina pode ter rajadas de vento forte nesta quarta-feira por uma frente fria, dois dias antes de um episódio de intensa instabilidade que se prevê com a formação de um ciclone extratropical sobre o Sul do Brasil.

TELMO FLOR

A passagem de frente fria pela costa e um centro de baixa pressão no oceano vão trazer as rajadas de vento forte no decorrer desta quarta no Sul e no Leste do estado gaúcho, especialmente na área da Lagoa dos Patos e entorno assim como na costa.

As rajadas de vento devem ficar, em média, entre 50 km/h e 70 km/h, mas, isoladamente, o vento pode atingir marcas de até 80 km/h ou superiores. Porto Alegre tem chance de rajadas de vento de até 60 km/h a 70 km/h, mas que podem ser superiores no Sul da cidade.

O vento pode soprar com rajadas fortes ainda nesta quarta no Sul, Planalto Sul e no Leste de Santa Catarina, também com rajadas de 50 km/h a 70 km/h e localmente superiores à medida que o campo de vento forte avança do Leste gaúcho para Norte rumo ao Leste catarinense.

Este episódio de vento desta quarta não deve ser confundido com o ciclone extratropical que se prevê irá se formar no final da semana sobre o Sul do Brasil e que pode trazer vento muito forte a intenso, chuva forte e volumosa e ainda tempestades.

A sexta será o dia mais crítico de instabilidade com chuva forte a intensa com altos volumes em curto período, temporais com granizo de variado tamanho, vendavais e ainda grande incidência de descargas atmosféricas. São possíveis acumulados de 75 mm a 150 mm em apenas 24 horas.

O ciclone vai gerar na sexta uma linha de instabilidade com temporais, alguns severos e com vendavais, em Santa Catarina, Paraná e pontos do Mato Grosso do Sul e de São Paulo.

O sistema trará vento de 50 km/h a 80 km/h na maior parte do Rio Grande do Sul na sexta. Da tarde e noite da sexta e na primeira metade do sábado, entre o Norte da Lagoa dos Patos, Porto Alegre e os Litorais Médio e Norte, modelos indicam rajadas de 80 km/h a 100 km/h com marcas em alguns pontos acima de 100 km/h com alto potencial de danos e falta de luz.

Vento com rajadas acima próximas e acima de 100 km/h afetaria ainda durante o sábado o Sul e o Leste de Santa Catarina, parte da costa do Paraná e chegando até o litoral de São Paulo na segunda metade do dia. Na sequência, rajadas  de vento podem impactar o Rio de Janeiro e o Espírito Santo no domingo.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios