Anúncios

Frente fria e massa de ar frio impactam as condições do tempo neste começo de semana em grande parte do Brasil. O cenário meteorológico é mais próximo de meses de outono que a segunda quinzena de outubro.

INMET

Qual o cenário atual? Uma frente fria se estende neste momento pelo Oceano Atlântico até o Norte de Minas Gerais e a Bahia enquanto massa de ar frio associada a um centro de alta pressão de 1033 hPa no Atlântico traz temperatura abaixo da média para uma extensa área do Centro-Sul do país.

O sistema frontal provoca chuva, localmente forte e volumosa, nesta segunda-feira na Bahia, especialmente no Litoral Sul do estado e na região de Salvador. A frente já trouxe chuva forte ontem de noite e na madrugada desta segunda em algumas cidades baianas, caso de Santa Cruz Cabrália que somou quase 100 mm.

O sistema frontal induz instabilidade hoje também, pela canalização da umidade que vem da Amazônia, em pontos do Mato Grosso, Norte de Goiás, Tocantins e o Norte de Minas Gerais. Ocorrem pancadas, especialmente da tarde para a noite, que podem ser fortes e acompanhadas de temporais em alguns pontos.

Na maior parte do Centro-Oeste, a massa de ar seco associada ao centro de alta, traz um dia de sol e sem chuva com tempo mais aberto no Mato Grosso do Sul, onde não aquece muito durante o dia com marcas agradáveis para outubro em várias cidades depois de um amanhecer que teve até 13ºC em algumas cidades.

No Sul e no Sudeste, a maioria das cidades das duas regiões deve ter um dia com sol sob a influência da massa de ar seco e frio de alta pressão atmosférica. No Sudeste, maior nebulosidade do Centro para o Norte de Minas Gerais e no Espírito Santo, onde pode chover e garoar em diferentes pontos, pela influência da frente fria.

No restante do Sudeste, exceção de pontos próximos da costa que recebem umidade que vem do mar pelo ar frio com nebulosidade, chuva e garoa, a semana se inicia com sol. São os casos do interior de São Paulo, Triângulo Mineiro, Sul de Minas e parte do Rio de Janeiro.

Na Região Sul, sob a massa de ar seco e frio de alta pressão, o sol aparece em quase toda a região. A umidade que vem do mar, no entanto, ao encontrar o relevo da Serra, forma nuvens com chuva e garoa em alguns pontos no Litoral Norte gaúcho, Leste de Santa Catarina e do Paraná.

Por isso, esta segunda-feira tem sol e nuvens esparsas em Porto Alegre enquanto em Florianópolis e Curitiba se espera maior nebulosidade. Na capital paranaense, o dia tem muitas nuvens e chance de precipitação leve. A temperatura à tarde em Curitiba deve ficar ao redor de apenas 15ºC ao mesmo tempo que Porto Alegre pode atingir até 23ºC.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.

Anúncios