A semana termina no Brasil com dois sistemas meteorológicos que trazem chuva para quase todo o país com alertas de precipitação volumosa e temporais em vários estados, conforme análise da MetSul Meteorologia.

METSUL
O mapa acima mostra a projeção de chuva para cinco dias do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF), que está disponível ao assinante (assine aqui) em nossa seção de mapas.
Na imagem do mapa, observa-se um canal de umidade com chuva volumosa entre as regiões Norte, Centro-Oeste e o Sudeste do Brasil. Nestas áreas, afetadas pelo canal de umidade, há ainda o risco de temporais isolados com vento e raios.
O canal de umidade traz chuva com acumulados mais altos no Amazonas, Rondônia, Acre, Sul do Pará, Mato Grosso, Tocantins, Goiás, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo e Bahia.
Chuva intensa com temporais, aliás, já vem castigando a Bahia com alagamentos, destelhamentos, quedas de árvores, deslizamentos de terra e interrupções no fornecimento de energia. Cidades do interior baiano e a capital enfrentaram transtornos com volumes de chuva que chegaram a 146 mm em Araci e registros de danos estruturais em diversas regiões.
O avanço de uma frente fria vai reforçar a instabilidade no Sudeste do Brasil entre o domingo e a segunda-feira com chuva localmente forte e risco de temporais localizados, sobretudo da tarde para a noite, entre o domingo e a segunda-feira.
Na terça-feira, com o deslocamento do sistema frontal para Norte, a instabilidade vai ser maior no Norte de Minas Gerais e no Espírito Santo. A frente ativa ainda a instabilidade no Centro-Oeste do Brasil, especialmente entre o Mato Grosso e Goiás.
Esta frente fria recém começa a ingressar no Rio Grande do Sul nesta sexta-feira e já mudou o tempo na manhã de hoje com chuva em localidades da fronteira com o Uruguai.
O sistema será pouco ativo, o que fará com que a chuva seja muito irregular e em parte do estado sequer chova hoje, como em pontos do Oeste, Noroeste e ao Norte gaúcho. Muito isoladamente, a chuva pode ser forte e qualquer temporal será isoladíssimo, embora o risco seja baixo.
A MetSul alerta que a chegada da frente será acompanhada de rajadas de vento, em média, de 50 km/h a 70 km/h, sobretudo no Sul e no Leste do estado. Em alguns pontos, o vento pode ser mais forte. Vários pontos devem ter apenas uma virada seca, ou seja, o vento vira para Sul e refresca sem ocorrência de chuva.
Antes da frente, faz calor ainda em parte do Rio Grande do Sul, especialmente na Metade Norte, na tarde de hoje. No Oeste e no Sul, com a chegada da frente, refresca. Máximas altas são indicadas agora à tarde principalmente na Grande Porto Alegre, Vales, Serra e Litoral Norte, precedendo a mudança do tempo.
Amanhã, o sistema frontal traz chuva irregular no Norte e no Nordeste gaúcho assim como em Santa Catarina e no Paraná. O sol chega a aparecer com nuvens em diversos pontos do Rio Grande do Sul no sábado, apesar de muitas nuvens e instabilidade em parte do estado. A temperatura estará bastante agradável no território gaúcho.
