Anúncios

Chuva forte, raios, temporais isolados e queda acentuada da temperatura com a volta do frio. Este é o prognóstico da MetSul Meteorologia para esta quinta-feira com uma frente fria que avança com ar frio na retaguarda com massa de ar quente na dianteira.

Raios por frente quente em Livramento

MICKAEL SOUZA

O avanço de ar quente, trazido por uma corrente de jato em baixos níveis, formou uma frente quente nesta quarta entre o Uruguai e o Rio Grande do Sul, que provocou muita instabilidade no Rio Grande do Sul. Com o ar quente, a temperatura chegou a 32,6ºC em Porto Xavier, no Noroeste do estado, e passou de 34ºC no Oeste de Santa Catarina.

Com a frente quente, áreas de instabilidade atuaram principalmente no Oeste, Centro, Sul e o Leste do estado com chuva, localmente forte, raios e granizo isolado. O episódio de tempo severo mais grave se deu no extremo Sul do estado.

Um tornado é a provável causa dos estragos registrados na manhã desta quarta em uma área localizada junto à BR-471 em Santa Vitória do Palmar. O episódio extremamente localizado de vento severo se deu na localidade de Canelões, nos dois lados da BR-471, que liga a Quinta em Rio Grande ao Chuí. O fenômeno ocorreu em torno das 10h15 da manhã com muito curta duração.

O vento derrubou torres de linhas de transmissão da Eletrobrás – Eletrosul e mais sete torres mantidas pela CEEE Equatorial. Além disso, deixou um rastro de destruição na vegetação local e chegou a decepar os troncos de algumas árvores.

A MetSul crê que se tratou de tornado pela severidade do vento, os danos numa faixa muito localizada, a magnitude dos estragos e a brevíssima duração do vento destrutivo. Corrente de jato em baixos níveis com ar quente estava presente ontem na região e cria condições ideais para formações de tornados.

Frente fria traz chuva forte e temporais nesta quinta

O risco de tempo severo persiste no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira e desta vez por uma frente fria que vai avançar pelo estado no decorrer do dia com chuva forte a localmente intensa e prováveis temporais isolados de vento e granizo.

A chuva deverá ser forte a por vezes localmente intensa no avanço da frente com possibilidade de acumular só hoje marcas perto e acima de 50 mm em várias cidades. Porto Alegre está entre as áreas de risco de chuva forte. Podem ocorrer ainda tempestades localizadas com raios, vento forte e granizo.

Já nesta quinta, com o avanço de uma massa de ar seco e frio, o tempo melhora no decorrer do dia no Oeste e no Sul com a frente mantendo a instabilidade na Metade Norte.

Massa de ar frio derruba a temperatura

Uma massa de ar frio, que avança na retaguarda da frente fria, vai começar a ingressar no Rio Grande do Sul nesta quinta-feira e provocará um declínio acentuado da temperatura no decorrer do dia na maior parte do estado, exceto áreas mais ao Norte e ao Nordeste do estado, perto de Santa Catarina.

Como consequência, as máximas do dia na maioria das cidades ocorrerão no começo do dia, ainda sob ar quente, enquanto as mínimas devem se dar à noite, já sob a influência do ar frio.

A quinta-feira deve terminar com 8ºC a 11ºC na maior parte do Sul, 10ºC a 13ºC no Centro, Noroeste e no Oeste do estado, marcas abaixo de 10ºC na parte mais ao Sul da Serra, e até 12ºC em Porto Alegre e região.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.