Frente fria vai trazer mudança do tempo no Sul do Brasil entre esta sexta (21) e o sábado (22) com chuva e risco de temporais menores que em sistemas frontais anteriores nas últimas semanas, prevê a MetSul Meteorologia.

METSUL
A imagem de satélite do começo da noite desta quinta-feira (20) mostrava o sistema frontal atuando no Centro da Argentina enquanto no Sul do Brasil persiste o tempo firme sob ar muito seco que trouxe frio cedo da manhã e calor durante a tarde.
Esta frente fria provocava chuva e temporais isolados de vento forte e granizo na tarde e começo da noite desta quinta em províncias do Centro argentino como Buenos Aires e Córdoba, devendo provocar tormentas também no Uruguai nas próximas horas com risco de vendavais no Sudoeste do país.
Os dados de modelos numéricos, no entanto, indicam que a frente fria deve chegar com menor intensidade e mais desorganizada ao Sul do Brasil, onde a atmosfera está muito seca. Com isso, não se espera um risco de tempo severo tão alto ou mesmo chuva com volumes elevados, como recentes sistemas frontais. A frente fria do último domingo, por exemplo, deixou mais de milhão de gaúchos sem luz com vento de até 96 km/h em Porto Alegre.
O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul nesta sexta, mas a frente fria traz mudanças no tempo no decorrer do dia. A frente instabiliza o tempo com chuva ainda de manhã em pontos do Oeste e do Sul. No decorrer do dia, avança pelo estado.
O sistema será pouco ativo, o que fará com que a chuva seja muito irregular e em parte do estado sequer chova, como em pontos mais ao Noroeste e ao Norte gaúcho. Muito isoladamente, a chuva pode ser forte e qualquer temporal será isoladíssimo.
A MetSul alerta que a chegada da frente será acompanhada de rajadas de vento, em média, de 50 km/h a 70 km/h, sobretudo no Sul e no Leste do estado. Em alguns pontos, o vento pode ser mais forte.
Antes da frente, faz calor ainda em parte do Rio Grande do Sul, especialmente na Metade Norte. No Oeste e no Sul, com a chegada da frente, refresca. Máximas altas são indicadas nesta sexta principalmente para a Grande Porto Alegre, Serra e Litoral Norte, precedendo a mudança do tempo.
Em Porto Alegre, o sol aparece com nuvens e faz calor. A temperatura já se aproxima e atinge os 30ºC de manhã, podendo chegar a 33ºC no começo da tarde. Depois, o vento muda para Sul com rajadas por vezes fortes e refresca. Na sequência, não se afasta a possibilidade de chuva.
No sábado, o sistema frontal traz chuva irregular no Norte e no Nordeste gaúcho assim como em Santa Catarina e no Paraná. O sol chega a aparecer com nuvens em diversos pontos do Rio Grande do Sul no sábado, apesar de muitas nuvens e instabilidade em parte do estado. A temperatura estará bastante agradável no território gaúcho.
