Frente fria que precede uma forte massa de ar de origem polar começou a ingressar nas primeiras horas desta terça-feira pelo Oeste do Rio Grande do Sul com chuva volumosa e vai alcançar todas as regiões gaúchas até o fim do dia, de acordo com a previsão da MetSul Meteorologia.

Frente fria chegou com chuva acima de 100 mm hoje de manhã em São Borja com vários pontos de alagamentos na cidade do Oeste gaúcho | RÁDIO CULTURA
O sistema frontal trouxe muita chuva na primeira metade desta terça-feira para a Metade Oeste do Rio Grande do Sul. Os acumulados em diferentes municípios do Oeste gaúcho ficaram entre 50 mm e 100 mm com marcas isoladas acima dos 100 mm em menos de doze horas.
O município mais atingido por chuva intensa na chegada da frente fria foi São Borja, na fronteira com a Argentina, que registrou diversos alagamentos durante a manhã desta terça.
Conforme informações da nossa emissora parceira Rádio Cultura, os alagamentos foram observados em vários bairros e vilas da cidade. Entre as áreas atingidas estão o bairro Passo, a Rua Theobaldo Klaus, o bairro Rodoviária e a Vila Santa Rosa. Em alguns locais, a água invadiu casas, causando prejuízos aos moradores.
Uma residência ficou ilhada em razão do alagamento e a família segue no local à espera do escoamento da água ou a chegada de apoio. “A água tomou conta da rua e não há como sair ou entrar sem riscos”, relatou um morador da região.
Como consequência da chuva intensa, a Secretaria Municipal de Educação anunciou a suspensão das aulas em algumas escolas da rede municipal. A decisão foi tomada como medida de segurança, considerando as dificuldades de acesso e os riscos causados pelas condições adversas. As escolas com atividades suspensas são: Ensino Fundamental (EMEFs): Liôncio S. P. Aquino, Olinto Dornelles, Ordália Machado, São Judas Tadeu, Bom Sucesso, Osvaldina B. da Silva, Educação Infantil (EMEIs): Perciliana, Darcy, Antônio Pedro e Tio Calandro
Os acumulados de chuva da meia-noite de hoje até o meio-dia observados em estações meteorológicas foram de 110 mm em São Borja, 70 mm em Maçambará, 63 mm em Alegrete, 58 mm em São Francisco de Assis, 56 mm em Jaguari, 55 mm em São Gabriel e Itaqui, e 52 mm em Uruguaiana e Bossoroca.
Frente fria avança com chuva e risco de temporais
A frente fria avança no sentido Leste-Nordeste na tarde e noite de hoje, alcançando locais do Rio Grande do Sul que tiveram sol ou nuvens ou período de nublado durante a manhã. No Litoral Norte, a temperatura chegou a 28,6ºC.
Ao avançar pelo Rio Grande do Sul na tarde e noite de hoje, a frente levará chuva a todas as regiões até o fim do dia. Em Porto Alegre e região, a chuva chega no meio da tarde. De forma localizada, em vários pontos, a chuva pode ser por vezes forte a intensa na chegada da frente. Encontro do ar frio com ar quente pode ainda gerar tempestades isoladas de vento e granizo.
O sistema frontal muda o tempo e traz chuva ainda nesta terça, especialmente no fim da tarde e à noite, também em Santa Catarina e no Paraná. A instabilidade deve afetar mais áreas a Oeste dos dois estados, podendo causar chuva localmente forte e temporais isolados.
Frente fria ainda traz chuva amanhã
Nesta quarta, a frente fria ainda traz chuva para a maior parte do Rio Grande do Sul e quase todo o Sul do Brasil e um centro de baixa pressão passa a atuar no território gaúcho, o que vai reforçar a instabilidade com chuva localmente forte e principalmente vento. Será um dia frio e ventoso, mas o vento mais intenso deve ocorrer no Sul do estado com rajadas que podem ficar entre 70 km/h e 90 km/h e até superiores, sobretudo no Litoral Sul.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.