Frente fria avança com escassa atividade pelo Rio Grande do Sul no final desta sexta-feira e traz chuva por demais isolada com a virada do tempo sem precipitação em muitas cidades do estado.

Nuvem rolo em Capão da Canoa no fim da tarde | JULIO COSTA
A grande mudança é na temperatura. No final da tarde, a temperatura era de 14ºC em Pinheiro Machado, no Sul gaúcho, enquanto nos vales do Caí e Taquari, estações meteorológicas indicavam ainda 30ºC. A máxima no Vale do Taquari à tarde atingiu 36ºC.
Frente fria começou a ingressar em Porto Alegre por volta das 18h sem chuva. Vento virou para Sul e a temperatura, que chegou a 33ºC no meio da tarde, caiu para 24ºC. No Vale do Sinos, no Norte da região metropolitana, onde a frente ainda não havia chegado fazia 29ºC às 18h depois de uma máxima à tarde de 34ºC.
No Litoral Norte, ao entardecer, a mudança do tempo por uma frente fria trouxe uma nuvem do tipo rolo que impressionou quem estava na beira da praia.
A nuvem rolo, conhecida tecnicamente como roll cloud ou arcus, é uma formação atmosférica alongada e horizontal que pode se estender por vários quilômetros, chamando atenção pela aparência de cilindro no céu. Apesar do visual impressionante, ela não está associada a tornados.
O fenômeno costuma surgir na dianteira de frentes frias ou linhas de instabilidade, quando há uma mudança brusca na direção e na intensidade do vento perto da superfície.
A formação ocorre a partir de uma corrente descendente de ar frio que avança sob o ar mais quente e úmido, o que gera movimento na atmosfera que leva à formação da nuvem, como se viu nas praias gaúchas.
Esse ar quente é forçado a subir, resfria e condensa, formando a nuvem em forma de rolo. Ao mesmo tempo, o contraste de densidade entre as massas de ar gera um movimento de rotação horizontal.
⚠️ AVISO | Frente fria avança pelo Sul do Brasil neste sábado após calor de 36°C no Rio Grande do Sul e formar nuvem rolo na costa. ▶️ https://t.co/eJd1TUyxNl pic.twitter.com/p8goKQcDJs
— MetSul.com (@metsul) November 21, 2025
O resultado é uma nuvem isolada, baixa e dinâmica, que parece “rolar” enquanto se desloca, muitas vezes antecedendo rajadas de vento e chuva passageira.
Frente fria ainda pode trazer instabilidade neste sábado
O sol aparece com nuvens na maior parte do Rio Grande do Sul neste sábado, entretanto no Nordeste do estado, sobretudo entre a Grande Porto Alegre, os vales, a Serra e o Litoral Norte, são esperados períodos de maior nebulosidade e até com chuva passageira e isolada no decorrer do dia.
Ar mais frio atua no Sul e no Leste do estado com dia agradável no Sul, Campanha e área metropolitana. No Oeste e no Norte do estado, aquece mais pela menor influência do ar mais ameno. O sábado, inclusive, começa com temperatura baixa para esta época do ano mais ao Sul do estado, com mínimas até de um dígito.
Frente alcança Santa Catarina e o Paraná
A frente fria alcança neste sábado os estados de Santa Catarina e do Paraná com chuva em diferentes pontos, mas as precipitações tendem a ser irregulares e mal distribuídas. A ponto de o sol aparece com nuvens em várias cidades catarinenses e paranaenses. Muito isoladamente, a chuva pode ser forte e com algum risco de granizo. A temperatura declina mais no Sul catarinense.
