Frente fria que hoje chegou ao Rio Grande do Sul alcança nesta quarta-feira todas as áreas do Sul do Brasil e avança ainda para estados do Centro-Oeste do Brasil e São Paulo na região Sudeste, projeta a MetSul Meteorologia.
No Rio Grande do Sul, frente fria persiste sobre o estado e tem a instabilidade reforçada por um centro de baixa pressão que vai se aprofundar junto ao litoral na segunda metade do dia. Chove em todas as regiões. Há risco de chuva localmente forte e volumosa.
Grande massa de ar frio toma conta do estado no decorrer do dia com queda acentuada da temperatura. Por isso, as máximas ocorrem na madrugada desta quarta e as mínimas no final do dia. A tarde será fria com marcas abaixo de 10ºC em pontos da Metade Sul.
O ar frio ingressa com vento moderado a forte, trazendo baixa sensação térmica durante a segunda metade do dia. Com a baixa pressão em aprofundamento e rente à costa, o vento soprará por vezes forte a muito forte na segunda metade do dia no Sul, sobretudo no Litoral Sul.
Em Santa Catarina e no Paraná, a quarta-feira já começa com chuva provocada pela frente fria no Oeste dos dois estados. No decorrer do dia, o sistema frontal avança para Leste e leva chuva a todas as regiões catarinenses e paranaenses. Há risco de chuva forte localizada e de temporais isolados.
No Centro-Oeste, a frente fria atinge grande parte do Mato Grosso do Sul ainda entre a madrugada e de manhã. No decorrer da quarta, o sistema instabiliza o tempo também no Mato Grosso, especialmente em cidades do Oeste e do Sul do estado. O tempo muda da tarde para a noite com chuva no Sul de Goiás.
Alerta-se que ao encontrar ar quente e instável em sua dianteira, é alto o risco de que a frente fria provoque temporais, alguns fortes a severos, no Centro-Oeste nesta quarta, O risco é maior no Mato Grosso do Sul, onde vendavais são prováveis.
A frente fria ingressa também nesta quarta no estado de São Paulo, avançando a partir do Oeste. Já de manhã pode chover em pontos do Oeste e em mais localidades entre a tarde e a noite. No geral, os volumes devem ser baixos. Pontos isolados podem ter chuva forte de curta duração com alto risco de vendavais isolados na chegada da frente.

METSUL

METSUL

METSUL
Os mapas acima mostram as projeções de chuva e pressão atmosférica do modelo do Centro Meteorológico Europeu (ECMWF) para a manhã, tarde e noite desta quarta-feira em que se observa com clareza o avanço da frente fria com muita atividade e bastante organizada.
Entre quinta e sexta o tempo firma no Centro-Oeste e em parte do Sudeste com o avanço de ar mais seco e frio da massa de ar polar, o que vai trazer madrugadas frias e com geada no Mato Grosso do Sul e cidades do interior de São Paulo.
Como consultar os mapas para acompanhar a frente fria
Todos os mapas deste boletim e de vários outros modelos, os principais em operação na Meteorologia mundial e os mais recentes de inteligência artificial, podem ser consultados pelo nosso assinante (assine aqui) na nossa seção de mapas a qualquer hora. A plataforma oferece mapas de chuva, geada, temperatura, risco de granizo, vento, umidade, pressão atmosférica, neve, umidade no solo e risco de incêndio e raios, dentre outras variáveis, com atualizações duas a quatro vezes ao dia, de acordo com cada simulação. Na seção de mapas, é possível consultar ainda o nosso modelo WRF de altíssima resolução da MetSul.
A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.