Anúncios

Frente fria que atinge o Rio Grande do Sul e castigou o estado gaúcho nas últimas horas avançará para os demais estados do Sul e ainda para parte do Sudeste e do Centro-Oeste do Brasil até este fim de semana.

METSUL

A imagem acima do satélite meteorológico GOES-19, da NOAA/NASA, do meio-dia desta sexta, mostra a frente fria sobre o Rio Grande do Sul, o Nordeste da Argentina e o Sul do Paraguai enquanto na maior parte do Uruguai e no Centro da Argentina o tempo já apresenta melhora.

O sistema frontal foi responsável por volumes de chuva entre 100 mm e 150 mm em várias cidades do Centro para o Oeste gaúcho entre a madrugada e a manhã desta sexta, causando alagamentos, inundações e bloqueios de estradas.

A frente fria ainda trouxe temporais isolados com vento forte a intenso, com queda de árvores, postes e danos estruturais, como destelhamentos de casas e postes.

Entre a tarde e a noite desta sexta, a frente fria atua mais na Metade Norte gaúcha enquanto pelo Oeste e o Sul o tempo deverá apresentar gradual melhoria. No Norte do estado, ainda sob ar quente, a frente pode provocar chuva localmente forte e ainda temporais isolados com vento e queda de granizo.

O centro de baixa pressão que acompanha a frente fria no Rio Grande do Sul vai se deslocar para o oceano e se aprofundar como um ciclone distante do continente, mas contribuirá para impulsionar a frente para o Norte.

A frente fria já atinge partes do Sul do Mato Grosso do Sul e do Oeste de Santa Catarina e do Paraná até o final desta sexta com risco de temporais em pontos localizados com chuva forte e vento.

A instabilidade frontal, entretanto, afetará mais localidades dos três estados neste sábado com risco ainda de chuva localmente forte e temporais isolados, apesar de a instabilidade não ser tão intensa quanto a ocorrida hoje no Rio Grande do Sul.

No decorrer do sábado, o deslocamento da frente fria vai ser mais rápido, assim, apesar de chuva na primeira metade do dia em vários pontos de Santa Catarina e do Paraná, o tempo melhora e firma até o final do sábado em diversas áreas dos dois estados. No Rio Grande do Sul, o sol predominará amanhã.

O sistema frontal ingressa durante o sábado ainda no Oeste do Mato Grosso e no estado de São Paulo com chuva e possibilidade de tempestades localizadas em parte do território paulista, sobretudo o Oeste, Centro, Sul e Leste do estado.

Na cidade de São Paulo, a mudança do tempo pela frente ocorre na segunda metade do sábado com chuva e garoa. O tempo ainda segue instável no domingo na capital paulista com queda de temperatura.

Na cidade do Rio de Janeiro, por sua vez, a frente fria deve mudar o tempo no fim do sábado ou no começo do domingo, trazendo um domingo de muitas nuvens e períodos de chuva com queda de temperatura na capital fluminense.

A MetSul Meteorologia está nos canais do WhatsApp. Inscreva-se aqui para ter acesso ao canal no aplicativo de mensagens e receber as previsões, alertas e informações sobre o que de mais importante ocorre no tempo e clima do Brasil e no mundo, com dados e informações exclusivos do nosso time de meteorologistas.